Estratégias em grupo

Programas de coaching permitem troca de experiências

Para alcançar objetivos profissionais ou até mesmo pessoais, muitas pessoas podem contar com o auxílio dos programas de coaching, iniciativa que vem se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros. Com o coaching é possível planejar metas e estratégias de acordo com os sonhos, expectativas de progresso na carreira e valores de cada um. Este planejamento pode ser feito de forma individual, com encontros pessoais com o coach (profissional que age como um treinador, orientando os participantes sobre o planejamento e as ações necessárias para atingir cada objetivo), ou em grupos.

De acordo com a coach Melissa Camargo Kotovski, consultora organizacional da Potencial Desenvolvimento Humano, “com o coaching a pessoa consegue parar para pensar sobre o que quer e onde deseja estar”. “Se quer fazer uma pós-graduação, conseguir um novo emprego ou até mesmo casar e formar uma família, o coach auxilia a pessoa a alcançar o seu próprio caminho de sucesso, planejando aonde quer chegar”, diz.

Especialistas destacam ainda que os processos de coaching ajudam as pessoas das mais variadas idades e profissões a conseguir alcançar maior nível de autoconhecimento e autoconfiança, na definição de diretrizes pessoais e profissionais, na construção de um planejamento de carreira, além do desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais. Também é possível aprimorar a elaboração de um currículo atrativo, conhecimento do mercado de trabalho e de oportunidades de ascensão profissional e maior satisfação pessoal e profissional.

Mas como nem todas as pessoas têm tempo ou acesso a um programa individual de coaching, uma saída é participar dos processos em grupo, que costumam envolver de sete a 12 participantes em períodos de grande imersão no assunto, o que pode acontecer em um fim de semana, por exemplo. Outra vantagem do coaching em grupo é em relação ao reduzido valor de investimento por participante, que pode chegar a ser 30% mais barato do que o coaching individual.

Troca de experiências

Sobre as diferenças entre o coaching individual ou em grupo, Melissa afirma que “os dois processos são diferentes, mas igualmente satisfatórios”. “A escolha entre eles depende das necessidades de cada pessoa. A grande vantagem do grupo é que você aprende com o outro, trocando experiências. Outros benefícios desta integração são a melhoria nas formas de se relacionar, na comunicação interpessoal e na empatia”, afirma a coach.

A estudante do último período de fisioterapia, Jane Fritzke, 26, participou de um processo de coaching em grupo e já comemora os primeiros resultados obtidos. “O coaching em grupo e a assessoria que recebi me ajudaram a planejar meus caminhos. Hoje eu tenho meu mapa de carreira e de vida, com objetivos definidos para médio e longo prazo, como fazer uma pós-graduação e abrir minha própria clínica de fisioterapia. Também já consegui alcançar algumas das minhas outras metas, que eram fazer estágios em minha área de atuação, criar uma rotina de atividades físicas e adotar uma alimentação saudável. Tudo isto fez e faz parte do meu projeto de vida”, relata a estudante.

Entre as vantagens de participar do programa em grupo, ela destaca que conhecer novas pessoas, compartilhar situações e aprender com elas foram experiências muito enriquecedoras. “No grupo passei a perceber muitas situações de forma diferente. Conheci pessoas diferentes e compartilhei com elas o dia a dia, trocando ideias sobre acontecimentos da minha rotina profissional, pessoal e familiar”, conta Jane. “Talvez não tivesse compartilhado tantos novos conhecimentos se tivesse feito o coaching sozinha, de maneira individual com a coach. Desta forma imagino que não teria questionado tanto e sido questionada. Este autoconhe,cimento me ajudou. Os trabalhos com o grupo e o acompanhamento da minha coach me deram suporte, mas as decisões tomadas são todas minhas”.