Banheiro ecológico é novidade para a casa

Alterar velhos hábitos é difícil. Fechar a torneira enquanto se escova os dentes, por exemplo, é algo inimaginável para muitas pessoas. Mais fácil é provocar alterações externas que resultem em novos hábitos, mesmo sem querer. Ou perceber.

Os novos metais e descargas sanitárias fazem isso. Enganam os consumidores que se deixam enganar. Porque as torneiras automáticas nada mais fazem que se fecharem e evitarem o desperdício da água enquanto a pessoa está ensaboando as mãos. Ou escovando os dentes.

Chuveiros com redutores de pressão e niveladores de vazão fazem coisa semelhante. Eles diminuem em até 80% a vazão de água. Sem o usuário sequer perceber a redução!

Os chamados restritores de vazão são pequenas peças que se encaixam em torneiras e chuveiros. Existem vários modelos e versões de 6, 8, 14 e 16 litros de água por minuto. Ou seja, a escolha desse produto é baseada em quanto se pretende limitar a vazão, e não exatamente na aparência dele. Em geral, industrial como a Deca recomendam a instalação em chuveiros ou torneiras que recebam água com pressão superior a 10 m.c.a.

Vale a troca

As novas bacias sanitárias são menores e consomem menos água. Em média, cada acionamento consome 6 litros de água, independente do sistema de descarga. Para diminuir ainda mais esse consumo, é possível instalar válvulas de descarga com sistema duplo, chamados dual ou ecológicos. Esses sistemas apresentam dois botões de acionamento. Um que despeja menos água, entre 2 e 4 litros; e outro que despeja entre 6 e 11 litros de água.

Valores

O site da Deca disponibiliza alguns exemplos reais dos valores economizados por empresas e condomínios que fizeram a troca de metais, bacias e válvulas sanitárias comuns por modelos mais econômicos, ou que adotaram algum sistema de redução de consumo. Os números impressionam. No Edifico Sede Sabesp, a instalação de 34 torneiras eletrônicas, 30 torneiras de fechamento automático, 15 bacias sanitárias novas e 7 arejadores custou pouco mais de 15,8 mil reais e gerou uma economia mensal de mais de 7,3 mil reais.

Já no Hotel Deville, a instalação de 350 restritores de vazão gerou uma economia de quase 3 mil reais ao mês. O valor investido na reforma não ultrapassou 1,5 mil reais! Prova de que o espírito ecológico compensa.