Aquecimento pode extinguir um quarto da vida na terra

Um quarto da fauna e flora do planeta pode desaparecer até a segunda metade deste século por causa do aquecimento global. A conclusão está baseada em pesquisa internacional cujos resultados foram divulgados por pesquisadores da Universidade britânica de Leeds.

Chris Thomas, professor de Biologia da Conservação da universidade e um dos autores do estudo, revelou que muitas plantas e animais não têm capacidade para adaptar-se a mudanças do clima. Segundo ele, o desaparecimento massivo de espécies animais e vegetais poderá ser a mais drástica alteração biológica desde o desaparecimento dos dinossauros, há 65 milhões de anos.

A pesquisa envolveu estudos realizados em seis regiões, entre elas Brasil, Austrália, África do Sul e Europa, sobre o impacto do aquecimento global em 1.103 espécies nativas de plantas e animais. O estudo considerou , segundo Thomas, o aumento da temperatura global de 1,4 a 5,8 graus Celsius, projetado pela Nações Unidas, por causa da emissão de poluentes na atmosfera. Entre as espécies estudadas, 15 a 37% – estimativa média de 24% – poderão estar extintas ou a caminho da extinção em 2050.

A Organização das Nações Unidas declarou que essa pesquisa mostra a importância do Protocolo de Kyoto, que consiste numa série de acordos para reduzir as emissões de gases que produzem o efeito estufa no planeta.

Voltar ao topo