Após discussão

Policial morre ao trocar tiros com suspeito de assalto na RMC

O soldado Josias Cordeiro dos Santos, de 36 anos, foi morto ao trocar tiros com suspeitos de assalto na tarde desta quinta-feira (19) em um consultório odontológico, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O crime aconteceu no meio da tarde e na frente de muita gente que presenciou a cena. O suspeito do crime foi baleado e o comparsa fugiu.

Conforme informou a Polícia Militar (PM), o soldado estava próximo ao consultório odontológico, na rodovia João Leopoldo Jacomel, quando percebeu um homem suspeito entrar no estabelecimento. Lá dentro, houve uma discussão.

O major Marcos Rodrigues, da PM, explicou que o homem entrou no local para roubar. “Ele tentou se disfarçar de cliente e pediu atendimento. A dentista teria percebido o real intuito do homem e negou o serviço, gerando uma discussão”. O soldado, do lado de fora, interveio na situação e o homem reagiu atirando.

Ainda de acordo com a PM, Josias revidou, mas foi ferido por dois tiros. Ele foi levado ao Hospital Cajuru onde acabou morrendo. Já o suspeito, ferido nas costas, foi encaminhado ao Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, onde permanece internado.

Com o homem, identificado como Emerson Fernando Madureira, 36 anos, foi apreendido um revólver calibre 38. A suspeita é de que ele estaria acompanhado, mas o comparsa não foi encontrado. “A polícia judiciária, juntamente com a Polícia Militar, vão buscar informações para revelar os fatos”, adiantou o major.

Investigação

Segundo o delegado-adjunto de Pinhais, Silas Roque dos Santos, Emerson afirma que agiu sozinho. No entanto, as investigações continuam para verificar se ele contou com o apoio de alguém na ação. Além disso, a linha seguida pelos investigadores é a de homicídio. “Como ele se apresentou querendo fazer uma consulta e não exteriorizou conduta de assalto, estamos trabalhando com homicídio qualificado, e não latrocínio, que seria roubo seguido de morte. No entanto, por enquanto não descartamos nenhuma possibilidade”, informou.

Ainda de acordo com o delegado, Emerson já tem passagens pela polícia e permanece preso no Complexo Médico Penal de Pinhais à disposição da justiça. Sua situação é estável, sem risco de morte, mas ele ainda não consegue mexer as pernas devido à lesão sofrida na coluna. Se condenado, poderá pegar até 30 anos de prisão.

Corporação em luto

A PM, em nota, lamentou profundamente a morte do soldado, que estava lotado no Regimento de Polícia Montada (RPMon) há quase cinco anos. Segundo a corporação, Josias era um policial militar de boa conduta. “Dedicado no serviço e que se dava bem com todos. Realmente é uma perda lamentável para a corporação”, disse o major Marcos Rodrigues, que responde pelo comando do regimento ao qual o soldado fazia parte.

O soldado Josias é velado na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) de Pinhais, que fica na Avenida Iraí, 930. O culto em homenagem a ele vai começar às 14h e o enterro está programado para 17h, no cemitério Jardim Saudade, que fica na Avenida Maringá.

Vídeo

Veja a entrevista com o delegado Silas Roque dos Santos: