alerta

PM orienta comerciantes e cidadãos sobre o golpe das notas falsas

Foto: Divulgação/PM-PR.

O Carnaval vem aí e milhares de pessoas descem para as cidades litorâneas do Paraná para curtir as festas locais. Esta população, vinda de várias regiões do estado e do Brasil, provoca maior circulação de dinheiro e chama a atenção de golpistas que aproveitam o fluxo intenso de público para distribuir notas falsas nos comércios e, dessa maneira, prejudicar os empreendedores. Por isso, a Polícia Militar orienta ao cidadão que adote medidas preventivas para evitar esse delito.

De acordo com o Subcomandante do 9º Batalhão da PM e Coordenador Operacional do Verão Paraná 2016/2017, major César Kamakawa, é importante que a população colabore com a corporação fazendo denúncias de pessoas que sejam suspeitas de praticar este crime. “A PM está à disposição pelo telefone 190 consumidores e comerciantes locais, denunciem qualquer suspeita de distribuição de nota falsa. Durante o verão muitas pessoas mal intencionadas aproveitam a grande circulação de pessoas e cometem esse golpe, por isso é necessário ter atenção redobrada”, afirma.

As pessoas devem atentar-se principalmente quanto às notas de maior valor, pois estas geralmente são as mais falsificadas. Observar detalhes como a marca d’água, tipo de papel, cor, relevos e outros elementos podem ajudar a identificar o material falso. “Se o cidadão suspeitar da tentativa de golpe, deve imediatamente acionar a Polícia Militar para que faça a averiguação necessária”, reforça o major Kamakawa.

É importante que a comunidade denuncie casos de repasse de dinheiro falso para que o golpista seja localizado e encaminhado ao órgão competente, no caso a Polícia Civil ou a Polícia Federal.

O crime de falsificação de moeda está previsto no Código Penal, artigo 289, e a pena pode variar de três anos a 12 anos de reclusão. Para identificar se uma célula é falsa ou não, o usuário deve verificar a marca d’água contra a luz, a imagem latente no canto esquerdo da nota e o símbolo das Armas Nacionais. As orientações abrangem as notas antigas, fabricadas até 1994 (Primeira Família), e as notas atuais, produzidas a partir de 2010 (Segunda Família):

As cédulas de R$50,00 e R$100,00 da Primeira Família (notas antigas) apresentam como marca d’água apenas a figura da República.