enkontra.com
Fechar busca

Política

Eleições 2018

Datafolha: Lula perde votos, Bolsonaro empaca e Marina sobe em pesquisa

A primeira pesquisa eleitoral após a prisão do petista mostra que Lula perdeu votos, mas ainda continua na frente

  • Por Evandro Éboli - Gazeta do Povo
Foto: Estadão Conteúdo

A primeira pesquisa Datafolha feita após a prisão do ex-presidente Lula, dia 7, mostra que o petista continua na frente, mas com perda de votos. Na comparação entre os cenários com melhor desempenho, Lula caiu de 37% na última aferição, em janeiro, para 31% agora. Com Lula na disputa, Jair Bolsonaro (PSL) se mantém em segundo lugar, com 15%, seguido de Marina Silva (Rede), com 10%. A pesquisa foi feita entre quarta (11) e sexta-feira (13) e ouviu 4.194 eleitores em 227 municípios.

Sem Lula na disputa, Bolsonaro aparece na frente, como em outros levantamentos anteriores, mas estacionado com 17%. Com o petista fora do páreo, Marina cresce e bem: aparece em segundo, com variações de 15% e 16%, mas na condição de empate técnico com o militar. Uma conclusão que os dados permitem: apesar de toda exposição, com viagens e em plena campanha fora de época, Bolsonaro empacou. Essa é a tônica dos seis cenários de disputa feitos pelo instituto sem Lula na disputa.

Leia também: Lula pode pegar até 118 anos de cadeia, se receber pena máxima em todos os processos

Uma surpresa é o desempenho de Joaquim Barbosa (PSB), ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do caso do do mensalão. Seu desempenho varia de 8% a 10%. Barbosa pouco ou quase nada apareceu na mídia. Sua filiação ao PSB se deu na undécima hora e num ato silencioso. O neo-socialista é uma incógnita e será preciso aguardar o que vem por aí e checar se agora uma eventual exposição pode elevar seu patamar.

Tido como um natural herdeiro dos votos de Lula, Ciro Gomes (PDT) não deslanchou sem o petista no páreo. Nos seis cenários sem Lula, Ciro se mantém em terceiro com inflexíveis 9%, bem atrás de Marina. O pedetista foi criticado por não aparecer em São Bernardo do Campo (SP) para se solidarizar com Lula naquele momento pré-cadeia do petista, gerou muitas horas de mídia e visibilidade. Disse que não é “puxadinho” do PT. É fato que sem Lula ele cresce um pouco: saiu de 5% para esses 9%.

Leia também: Eleitor do Bolsonaro lucra com apoiadores de Lula em acampamento

Mas os candidatos que apareceram ao lado de Lula no palanque de São Bernardo – casos de Manuela D´Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (PSOL) – também patinam nas pesquisas. Manuela chega a 2% e Boulos a 1%, no máximo de cada um.

O Datafolha mostra que o PT ainda não tem nome para substituir Lula. Ou está muito cedo e o cenário ainda complexo. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad aparece com 2% e o ex-governador da Bahia Jacques Wagner com 1%. Haddad esteve no palanque de São Bernardo, ainda que não muito paparicado por Lula. E Wagner nem apareceu por lá.

Em relação à prisão de Lula, 54% dos ouvidos a consideram justa e 40% acham que é injusta. Esse percentual é maior do que os 31% dos que dizem votar no petista.

 

Pesquisa em abril de 2018

Primeira pesquisa presidencial após a prisão de Lula.

Fonte: Datafolha. Metodologia. Infografia: Gazeta do Povo.

Justiça estabelece multa de R$ 500 mil por dia para grupos acampados na região da Polícia Federal

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

53 Comentários em "Datafolha: Lula perde votos, Bolsonaro empaca e Marina sobe em pesquisa"


pedrinho
pedrinho
3 dias 10 horas atrás

massa de pão……kkkkkkkk…….e a burguesada coxinha pira…….kkkkkkkkkkk…….lulão 18….s r n

Raul .
Raul .
3 dias 11 horas atrás

#LULAMANDANDOVER

Adilson
Adilson
3 dias 11 horas atrás

Jair Bolsonaro ou Álvaro Dias… o restante, nada presta!

Paulo Cesar
Paulo Cesar
3 dias 12 horas atrás

JOAQUIM BARBOSA este é o CARA da VEZ.

Fox
Fox
3 dias 11 horas atrás

kkkkkkkkkkk, esse entende de política

Jigsaw
Jigsaw
3 dias 12 horas atrás

Credo… aliás, cadê o seu comentário na noticia do homem que foi encontrado morto numa estrada de terra na RMC? Já sei, como ele não era youtuber, você não tem motivos para ficar irritadinho.

parzival
parzival
3 dias 12 horas atrás

#bolsonaro2018

Adilson
Adilson
3 dias 11 horas atrás

Bolsonaro!!!

Paulo Cesar
Paulo Cesar
3 dias 12 horas atrás

Este lixo perde até para o Lula preso….kkkk….. os milicos arrumaram o jeito de colocar o Bostanaro no segundo turno. Não sou petista, mas não voto em LIXO. Que venha o JOAQUIM BARBOSA para colocar ordem neste Brasil.

1 2 3 8
wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas