Saúde

Paródia curitibana “Cinco Passitos” viraliza e chama atenção para a boa higiene nos hospitais

Uma paródia da música Despacito feita por uma enfermeira de Curitiba viralizou na internet nesta semana. Chamada “Cinco Passitos” a versão curitibana do sucesso do cantor porto-riquenho Luis Fonsi chama atenção para os cuidados com a higiene no ambiente hospitalar e o clipe gravado no Hospital Erasto Gaertner mobilizou 60 pessoas.

A autora da letra se chama Jakeline Servilha Brotto, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HEG. Os “cinco passitos” mostram passo a passo como lavar as mãos pode evitar infecções conforme a Organização Mundial da Saúde, que prevê que a higienização deve ser feita antes e depois do contato com o paciente, antes e depois de tocar em superfícies próximas do paciente e após o contato com secreções.

“A música Despacito está no auge do sucesso, então, aproveitei esse momento e encaixei a mensagem em uma melodia que está na cabeça de muita gente. Melhor de tudo foi ver o empenho de todos em participar dos ensaios nos fins de semana, as equipes mostrando como os passos estavam ficando e até treinando em casa”, contou.

A higienização das mãos está inserida nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente, da OMS, e quando executada de maneira correta tem um grande impacto na redução de infecções e até na mortalidade de pacientes, bem como na média de permanência do paciente no hospital.

Durante todo o ano de 2017, a direção do Hospital Erasto Gaertner trabalhou fortemente a conscientização sobre a higiene das mãos com profissionais da saúde e a população em geral. A instituição estabeleceu ainda metas de consumo de álcool por paciente para a prevenção de infecções e, no início de 2018, novas medidas estão previstas, incluindo melhoria e instalação de lavatórios em pontos estratégicos do hospital.