Descarrilamento

Acidente com trem interdita completamente linha férrea na Serra do Mar

Equipes da Rumo trabalham no local, mas ainda não há previsão de liberação. Foto: Colaboração TVCI

 

Um acidente envolvendo um trem da empresa Rumo deixou a linha férrea que passa pela Serra do Mar, entre Curitiba e o litoral do Paraná, em Morretes, completamente interditada na manhã deste domingo (21). De acordo com a empresa, as fortes chuvas que atingiram a região naquele horário causaram uma queda de barreira na serra, que ocasionou um descarrilamento de dois vagões carregados com soja. Apesar da gravidade do acidente, ninguém ficou ferido no local.

O acidente aconteceu por volta das 6h de domingo e, desde então, nenhum trem circula pela linha férrea, inclusive locomotivas de passageiros da Serra Verde Express. “Logo que soubemos da interdição, já entramos em contato com os turistas que fariam o passeio no domingo de manhã para avisar sobre o cancelamento da viagem e providenciar o reembolso ou reagendamento”, explicou o diretor comercial da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho.

Além disso, o trem de passageiros que sairia na manhã desta segunda-feira (22) também foi cancelado. Agora, a Serra Verde Express espera o término dos trabalhos da Rumo no local para retomar as viagens. “Acreditamos que até o período da tarde saberemos se a locomotiva vai circular amanhã normalmente, mas isso só vai acontecer depois que a segurança dos passageiros estiver garantida”, afirmou Arruda Filho.

Equipes da Rumo trabalham no local para liberar a linha férrea, mas ainda não há previsão de término.

Porto de Paranaguá

Por conta do bloqueio, o Porto de Paranaguá terá prejuízos, já que recebe cerca de 4,2 mil toneladas por esta via férrea – uma média diária de 190 vagões. Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), cerca de 10% da programação de cargas recebidas para exportação ficará comprometida enquanto a linha férrea estiver obstruída. Apesar disso, não haverá alterações na programação dos navios.