Novos nichos

De passeador de cães a duende de Papai Noel: saiba quais são as profissões inusitadas do Linkedin

Paula e Frida, um dos cães que costuma cuidar. Ela hospeda e passeia com os animais (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Empreender - Tribuna A curitibana Paula Gambetta é formada em Turismo, mas foi cuidando de cachorros que encontrou sua verdadeira vocação. Proprietária da Coralina Mundo Pet, Paula cobra entre R$ 50 e R$ 70 a diária por cão e de acordo com ela, não falta trabalho. Paula faz parte da relação de profissões inusitadas da recente pesquisa que o Linkedin fez sobre o Brasil.

Thaisa Salles, que hospeda gatos e Paula, que hospeda e passeia com cães: perfil inusitado faz parte de pesquisa do Linkedin (Foto: Raquel Tannuri Santana).
Thaisa Salles, que hospeda gatos e Paula, que hospeda e passeia com cães: perfil inusitado faz parte de pesquisa do Linkedin (Foto: Raquel Tannuri Santana).

A pesquisa analisou 25 milhões de usuários no país e fora os “dog walkers”, encontrou ainda mágicos, paraquedistas, palhaços, papais noéis e duendes, entre outras profissões não tradicionais.

Entre os países com mais profissionais cadastrados, o Brasil se destaca em terceiro lugar. Perde apenas para os Estados Unidos e Índia.

O levantamento mostra que 55% de homens e 45% de mulheres se cadastraram no site profissional. Os três estados com mais usuários são: São Paulo (10 milhões), Rio de Janeiro (3 milhões) e Minas Gerais (2 milhões). No Paraná são 1 milhão de usuários, mesmo número do Rio Grande do Sul. A pesquisa listou apenas os 5 Estados.

O currículo acadêmico de quem está no LinkedIn também aparece no estudo. As 10 universidades mais mencionadas pelos profissionais da base de dados incluem tanto instituições públicas, como USP e UFRJ, quanto privadas, como FGV, PUC-MG, Mackenzie, Unip, Anhanguera, Uninove, Estácio de Sá e Anhembi Morumbi.

As profissões que aparecem nos perfis brasileiros da pesquisa são as tradicionais. As 10 áreas mais presentes são: tecnologia, educação, saúde, telecomunicações, finanças, construção civil, marketing, alimentos e bebidas, varejo e recursos humanos.

Outras profissões inusitadas que fazem parte da pesquisa: duende e papai noel (Foto: Raquel Tannuri Santana).
Outras profissões inusitadas que fazem parte da pesquisa: duende e papai noel (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Mas a presença brasileira não se resume às carreiras convencionais. Para provar essa afirmação, o LinkedIn selecionou 12 ocupações inusitadas que aparecem no site, com os respectivos números de usuários (veja abaixo). O site também perfilou as relações de trabalho, a forma que o brasileiro se veste no trabalho, em particular as mulheres, demissões, entre outros. Também quis saber o que os estrangeiros pensam sobre o Brasil e seu mercado de trabalho.

Saiba mais aqui

 

 

Confira as profissões inusitadas:

Profissão
Número de usuários brasileiros
Mágico 38
Paraquedista 753
Tatuador 17.000
DJ 151.000
Músico 16.000
Professor de xadrez 352
Fotógrafo 84.000
Ginasta 24
Palhaço 454
Passeador de cachorro 81
“Papai Noel” 45
“Duende” 2