turismo

Três opções de roteiro para conhecer Curitiba de bicicleta

Foto: Daniel Castellano.

Curitiba tem cerca de 300 quilômetros de ciclovias distribuídos em todas as regiões da cidade. O turista que tiver interesse em conhecer a cidade de bicicleta pode planejar o seu roteiro de acordo com o setor da cidade que deseja visitar, ou de sua capacidade física.

Boa parte das ciclovias de Curitiba são de uso exclusivo das bicicletas, mas há também trechos compartilhados com carros e pedestres. Seguindo estas vias, os cicloturistas podem conhecer diversos parques e alguns museus.

“Além dos parques, boa parte do trajeto é arborizado é convidativo às pedaladas, como praças, monumentos, cafés, restaurantes e bares. O importante é planejar bem o roteiro que se pretende fazer levando em conta as distâncias e melhores locais para fazer eventuais paradas”, lembra a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra.

É importante que as regras de trânsito e segurança básicas sejam respeitadas. Dentro da maioria dos parques, por exemplo é preciso andar desmontado da bicicleta. O mesmo deve acontecer nas áreas de calçadão, como no caso da Rua XV de Novembro e no Centro Histórico. Também é recomendável a utilização de capacete e outros itens de segurança e lembrar-se sempre que o pedestre tem a preferência.

Alguns ônibus da Linha Turismo são equipados com bagageiros que têm capacidade para até três bicicletas.

Roteiros

Em Curitiba, uma série de roteiros de bicicleta podem ser feitos, dependendo do interesse de cada um. Aqui sugerimos três – partindo do Passeio Público -, de acordo com o nível de dificuldade.

Nível fácil

Roteiro Jardim Botânico
Ida e volta – 16,5 km

Saindo do Passeio Público, siga pela ciclovia da Rua Mariano Torres. Ao chegar na Avenida Presidente Affonso Camargo vire à esquerda, passe pela Rodoferroviária e por baixo do viaduto da Av. Prefeito Omar Sabbag. Na primeira entrada, entre à direita e em seguida esquerda, para seguir na Av. Dr. Dario Lopes dos Santos. No fim da avenida já é possível visualizar o Jardim Botânico. Para acessar a entrada, vire à esquerda na Rua Engenheiro Ostoja Roguski. Dentro do Jardim Botânico não é possível usar as bicicletas, mas há paraciclos para estacioná-las já na entrada.

Saindo do Jardim Botânico, continue na Avenida Maurício Fruet até o Terminal do Capão da Imbuia. Dobrando à esquerda, siga na Rua Ronaldo José Carboni (trecho sem cilovia) por quatro quadras, até o Bosque Capão da Imbuia, que também abriga o Museu de História Natural.

Ao sair do bosque, siga pela rua Nivaldo Braga até chegar a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Chegando, vire à esquerda e siga. No caminho está a Praça das Nações, de onde se tem uma bela vista da cidade e um painel do artista Poty Lazzarotto.

Para retornar ao Passeio Público, siga pela ciclovia que margeia a Avenida Sete de Setembro e Rua Reinaldino Schaffenberg de Quadros. Vire à esquerda na Rua Schiller e siga pela ciclovia, cruze a Avenida Affonso Camargo e pegue a ciclovia da Avenida Dr. Dario Lopes dos Santos à direita. Vire à direita e siga pela ciclovia da Rua Mariano Torres e siga até o Passeio Público.

Nível médio

Roteiro Parques e Bosques Norte
Ida – 17,5 km

Saindo do Passeio Público, passe pela Praça Gibran Khalil, onde está o Memorial Árabe, e siga pela Rua Heitor Stockler de França. Cruze a Avenida Cândido de Abreu e pegue a ciclovia na Rua Euclides Bandeira, margeando o Rio Belém. A ciclovia passa pelo Palácio das Araucárias até o Bosque João Paulo II. No bosque é possível estacionar sua bicicleta em um dos paraciclos e conhecer o Museu Oscar Niemeyer, que fica ao lado.

Seguindo pela ciclovia você pode curtir o caminho – o trajeto é cercado por árvores e acompanha o curso do rio – até o Parque São Lourenço. Para continuar, siga pela Rua João Gava até o Parque das Pedreiras onde estão a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame.

Continuando pela ciclovia, vire à direita na Rua Eugênio Flor (atenção, este trecho não possui ciclovia) e esquerda na Rua Oswaldo Maciel, você chegará ao Parque Tanguá.

Para sair do parque, pegue a lateral esquerda do mirante, siga a Rua Frei Bernardino Tomat até a Rua Domingos Antônio Moro para encontrar a ciclovia novamente. Pegue à direita e siga pela Rua Fredolin Wolf por mais 2,5 km que mesclam boas descidas e algumas subidas para chegar ao Parque Tingui, onde é permitido pedalar na ciclovia interna. Não deixe de visitar o Memorial Ucraniano. Para voltar, o melhor alternativa é aguardar o ônibus da Linha Turismo que para no local.

Nível difícil

Roteiro Parque Municipal do Iguaçu / Jardim Botânico
Ida – 19,8 km

Ao sair do Passeio Público, siga pela Rua Mariano Torres. A ciclovia acompanhará as seguintes ruas: Conselheiro Laurindo, Cyro Vellozo, Aluízio Finzetto, até próximo ao cruzamento com a Linha Verde. Dali, siga pela ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano Peixoto até a rua de acesso ao Parque Municipal do Iguaçu. Você pode estacionar sua bicicleta nos paraciclos que ficam na entrada.

Retorne pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. Se estiver fazendo o roteiro no fim de semana, aproveite para conhecer o Bosque Reinhard Maack, que só abre aos sábados, domingos e feriados. Vire à esquerda na Rua Waldemar Kost até a entrada do bosque. Dentro do bosque é possível fazer trilhas a pé e admirar a vegetação. As árvores nativas são identificadas com placas.

Na saída, continue pela Avenida Marechal. Floriano Peixoto até a Linha Verde, onde você deve virar à direita. Siga por cerca de 4 km até o viaduto que dá acesso à BR-277. Passe por baixo do viaduto e pegue a primeira saída á direita. Logo à frente você terá a Avenida Affonso Camargo. Vire à esquerda e siga por ela até o Jardim Botânico.