Incômodo

Queda de árvore ocorrida por causa das chuvas causa transtornos em bairro de Curitiba

Ao cair, a árvore derrubou um poste e o muro de uma casa, além de atrapalhar o trânsito na região. Foto: Gerson Klaina

A queda de uma árvore, nesta segunda-feira (22), deixou moradores da Rua Santa Joana d’Arc, no Lindóia, sem luz. Nesta terça-feira (23), a situação ainda não tinha sido resolvida porque um poste também foi ao chão. Além dessa situação, a prefeitura de Curitiba também atendeu outras 12 quedas de árvore com a chuva, que chegou a 7,6 milímetros.

A queda na Rua Santa Joana d’Arc aconteceu por volta das 18h30. Moradores da região contaram à Tribuna do Paraná que o barulho foi tão forte que parecia que uma casa tinha caído junto. Quando saíram na rua para ver o que tinha acontecido, a árvore gigante já estava no chão.

Com a queda, a árvore destruiu o muro de uma casa e derrubou um poste. A árvore ficou no meio da rua e bloqueou a passagem de veículos até ser removida. Segundo os relatos dos vizinhos, há alguns anos o dono da casa já pedia para a prefeitura que a árvore fosse retirada, mas nunca foi atendido.

Por causa do incidente, a rua ficou sem luz até por volta de meia-noite, quando funcionários da Companhia Paranaense de Energia (Copel) vieram para fazer os reparos. Apesar disso, a iluminação voltou somente em parte da rua, pois o poste que caiu precisa ser recolocado.

Outros registros

Além desta situação, a prefeitura de Curitiba informou que foram atendidas outras 12 solicitações por queda de árvore, das 18h até 22h desta segunda-feira. No bairro Boqueirão, uma árvore antiga também foi ao chão e os moradores precisaram sair da casa.

Os bairros mais afetados, conforme a prefeitura, foram o Uberaba e o Boqueirão, mas também tiveram registros na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), pelo menos três situações foram atendidas pelas bombeiros, uma em Araucária e outras duas em São José dos Pinhais.

Chuva continua?

A chuva pode continuar, principalmente porque, nesta quarta-feira (24), uma frente fria passa pela região Sul. De qualquer forma, conforme o Simepar, o período da tarde deve ser o mais propício para que tenha registro de chuva isolada e pancadas. Não há alerta, pelo menos por enquanto, de tempestade.

Segundo o Simepar, o tempo vai continuar bem parecido com o que tem sido registrado. Como o sol apareceu, as temperaturas ficam um pouco elevadas até quinta-feira (25). Já na sexta-feira (26), os termômetros diminuem um pouco e a máxima deve ser de 23ºC.