Dinheiro na conta

Prefeitura garante que pagamento de servidores municipais será feito ainda hoje

Foto: Felipe Rosa.

A Prefeitura de Curitiba, por meio de sua assessoria de imprensa, garantiu que o pagamento integral do salário dos funcionários será feito ainda hoje, último dia de prazo para depósito em conta corrente dos servidores. Desde a última segunda-feira, boatos nas redes sociais davam conta de que a prefeitura não iria honrar a folha de pagamento. Apesar de assegurar o pagamento do salário, a assessoria não garantiu o pagamento do abono de 30% para cerca de 20 mil colaboradores que estão em férias.

O prazo para fechar o holerite de cerca de 35 mil funcionários públicos termina hoje. Por lei, o pagamento deve ser efetivado no último dia útil do mês. Como amanhã é feriado bancário, o depósito foi antecipado para hoje. “Os valores serão lançados nesta quinta-feira e os servidores irão receber”, garantiu a assessoria.

Desde a última segunda-feira os servidores estão apreensivos com o recebimento dos salários. É que caso ele não seja efetuado no prazo, a conta ficará a cargo do próximo prefeito.

“Em 35 anos de funcionalismo público é a primeira vez que vejo isso acontecer”, lamenta Irene Rodrigues, coordenadora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). De acordo com ela, se o pagamento não for feito hoje, o prefeito Gustavo Fruet deixará o cargo descumprindo a legislação vigente. “Ele até tentou mudar a lei, mas a Câmara não aprovou”, disse.

Educação

O abono de 30% sobre o salário seria pago para funcionários, como os da educação. “Historicamente há funcionários que tiram férias neste período do ano, como os da saúde e assistência social”, enumera. Ela lembra que, independente do gestor, a prefeitura terá que arcar com a dívida. “Agora se será multada são outros quinhentos”, avaliou. Caso o pagamento do abono não seja feito, o Sismuc pretende negociar com o prefeito eleito, Rafael Greca, já no dia 2 de janeiro do próximo ano. “E caso não haja acordo, a paralisação não está descartada”, promete a coordenadora.

Sismuc vai acompanhar

Desde a última terça-feira o Sismuc vem tentando negociar com a prefeitura. Em nota, a direção do sindicato afirma que “ao longo do dia, o sindicato entrou em contato com a prefeitura e, na parte da tarde, a secretária de Recursos Humanos, Meroujy Cavet, confirmou ao Sismuc que a folha de pagamento não está pronta.

Mas, mesmo com o recesso decretado, os trabalhadores do recursos humanos/folha de pagamento e Secretaria de Finanças estariam trabalhando ontem e hoje para garantir a emissão do contracheque e o depósito do pagamento.

A secretária admitiu dificuldades de fluxo de caixa para o pagamento do terço de férias, uma vez que o projeto encaminhado à Câmara não foi votado. Entretanto, afirma que as pendências com os servidores serão quitadas.

Por sua vez, o Sismuc acompanhará a sequência dos fatos e tomará “as medidas necessárias para garantir o direito dos servidores”.