Saudades

Curitibanos prestam homenagens aos entes queridos no Dia de Finados

Foto: Lineu Filho.

Desde as primeiras horas desta quarta-feira (02), data em que é celebrada o Dia de Finados, o movimento é intenso nos cemitérios de Curitiba. O dia é marcado por homenagens e orações aos falecidos. Várias missas, cultos evangélicos e outras celebrações ocorrem nos cemitérios durante todo o dia.

A programação no Cemitério Água Verde começou às 9h, com a Adoração ao Santíssimo feita pelo padre Reginaldo Manzotti. Na sequência os visitantes acompanharam a celebração da missa. No bairro Portão, no Cemitério Parque Jardim da Saudade, três missas ocorrerão durante o dia às 9h, 14h e 16h. No Cemitério Vertical, no bairro Tarumã, além das quatro missas que acontecem ao longo do dia, a data será celebrada com apresentações musicais, a cantora Marise Farias e o Grupo Essência Musical se apresentam no local às 13h30, e o Quarteto de Cordas de Curitiba às 17h15.

O número de visitantes nos cemitérios da capital deve se intenso o dia todo. Para Dona Maria Isolete de Lima, a data é carregada de lembranças. “É um dia para gente lembrar dos familiares que morreram, das boas recordações que eles deixaram. É uma forma de consolo. Hoje precisamos rezar por eles e através da oração conseguimos matar um pouco da saudade”.

Trânsito

Por causa da celebração de Finados algumas ruas ao redor dos cemitérios estão com bloqueios e desvios que devem permanecer até o fim do dia. Motoristas e moradores que trafegam pela região terão opções de rotas alternativas sinalizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba, a Setran.

Finados

Celebrado em vários países do mundo o Dia de Finados é uma homenagem aos mortos. A tradição começou no século XI e foi criada pelo abade francês, Odilon.  Finados nasceu como uma data para voltar toda a atenção aos falecidos, era uma época para homenagear e rezar para aqueles que partiram com o objetivo de que eles alcançassem a salvação eterna de suas almas.

Na idade média a preocupação da população com o “além da vida” na terra era grande. Por esse motivo os mortos eram sepultados dentro das igrejas acreditando que assim eles estariam mais perto de Deus. Só no século XVIII os cemitérios foram criados.

No Brasil o Dia de Finados é celebrado no dia 02 de novembro, a data é feriado nacional e adquiriu um caráter mais solene com a realização de missas e orações nos cemitérios e também a entrega de flores nos túmulos.