GRATUITO

Colégio Guarda Mirim do Paraná está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2018 do Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná, que é gratuito, atua em período integral e possui rotina militar para meninos e meninas. A escola se localiza no bairro Ahú, em Curitiba, e fará a seleção para o ingresso no 1.º do ensino médio. A instituição foi fundada em 1963 e era conhecida até 2015 como Centro de Integração Comunitário Diva Pereira Gomes. No entanto, mudou de nome no ano passado e atualmente oferece o Ensino Médio com foco na formação profissional.

De acordo com o professor Flávio de Melo Faversani, diretor do Guarda Mirim, desde a década de 60 a instituição auxilia adolescentes de baixa renda a ingressar no mercado de trabalho de acordo com as opções da época. “Na década de 60, por exemplo, eles ajudavam o Batalhão de Trânsito, no Centro de Curitiba. Mas, como a legislação não permitiu mais que trabalhassem nas ruas, passaram a atuar em órgãos públicos e no setor privado”, disse.

A entidade passou, então, a oferecer o Programa de Aprendizagem Profissional (Programa Adolescente Aprendiz). Até 2016, a formação era disponibilizada em meio período, pois os alunos cursavam o ensino médio em diversas escolas da cidade. “Mas, em 2017, nos tornamos um colégio da rede pública, oferecendo o ensino médio em um dos turnos e a formação cidadã no outro período, com realização da prática profissional em diferentes empresas”, explicou.

Além disso, uma parceria com a Policia Militar do Paraná – por meio do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) – oferece aos estudantes uma rotina militar com treinamento de ordem unida, civismo e cidadania em período integral.

Processo seletivo

Para concorrer a uma das 160 vagas para o 1º. ano do ensino médio disponíveis em 2018, é necessário ter entre 14 e 16 anos, e concluir o 9.º ano do ensino fundamental até dezembro de 2017. Além disso, os candidatos precisam ser estudantes da rede pública ou bolsistas na rede privada, e comprovar renda familiar de até três salários mínimos. São aceitos estudantes de Curitiba e Região Metropolitana.

As inscrições seguem até 13 de dezembro de 2017 e devem ser realizadas pessoalmente na sede do Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná – localizado na Avenida Anita Garibaldi, 2395, no bairro Ahú, em Curitiba. O local atende de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 11h45, e das 13h15 às 16h30.

No momento da inscrição, o interessado deve levar todos os documentos solicitados no edital. Entre as exigências estão cópias da carteira de Registro Geral (RG) ou Certidão de Nascimento do adolescente e do responsável, fotocópia do histórico escolar do ensino fundamental, fotocópia das páginas de identificação da Carteira de Trabalho do candidato e ainda comprovantes de endereço e renda familiar. Para ter acesso à lista completa, basta acessar o edital.

Durante o processo seletivo, não são aplicadas provas aos candidatos. No entanto, são analisados os documentos apresentados e também as notas registradas no histórico escolar do aluno do 6.º ao 9.º ano. As disciplinas avaliadas são Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Para os candidatos cursando o 9.º em 2017, é considerada a soma das médias registradas até o 2.º ou 3.º bimestre, sem prejuízo ao candidato.