Lançamento

Novo crossover da Volkswagen será fabricado na planta de São José dos Pinhais

O conceito T-Cross Breeze foi revelado no Salão de Genebra do ano passado. Servirá de inspiração para o futuro crossover compacto da marca. Foto: Divulgação

A Volkswagen confirmou para 2018 a produção nacional do crossover T-Cross. E o local já está definido: a fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O inédito modelo será feito sobre a multiplataforma MQB, a mesma do Golf, que já é construído na planta paranaense – Audi A3 Sedan e Q3 também dividem a base e a linha de montagem.

Ou seja, a Volkswagen concentrará toda a sua produção MQB no Paraná. No próximo ano também está prevista a vinda do Q2, crossover que utiliza a mesma plataforma e a aposta da Audi para virar o seu best-seller de vendas no mundo e, é claro, no Brasil.

O T-Cross é inspirado no conceito T-Cross Breeze, que foi apresentado no Salão de Genebra (Suíça) em 2016. Flagras publicados pelo site britânico AutoExpress confirmam isso, apesar da camuflagem pesada.

Na verdade é a versão crossover do novo Polo, que será fabricado no Brasil a partir de setembro em São Bernardo do Campo (SP) – a revelação mundial do hatch premium acontece nesta sexta-feira (16) na Alemanha.

O novo produto feito no Paraná terá um visual bem esportivo, dificultando até que as pessoas o identifiquem como um Volkswagen. Além disso, deve manter o nome T-Cross, seguindo a política da marca em batizar seus utilitários/ crossovers com nome que começam com a letra ‘T’.

O futuro modelo se posicionará abaixo do Tiguan , cuja nova geração desembarca no Brasil em breve na opção de sete lugares (AllSpace).

Ele irá encarar os líderes do segmento Honda HR-V e Jeep Compass, além do Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade, novo  Ford EcoSport , entre outros do badalado segmento.