Copa do Brasil

Atlético pega o Grêmio tentando mudar o foco

Hernani e Otávio voltam ao time depois de cumprir suspensão no Campeonato Brasileiro. Foto: Aniele Nascimento

Vivendo um momento conturbado fora de campo e irregular nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro – já são três derrotas seguidas -, o Atlético virou a chave e vai tentar hoje, às 19h30, contra o Grêmio, na Arena da Baixada, sair em vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com dificuldades para entrar no G4 no Brasileirão, o torneio pode ser o caminho mais curto para o Furacão voltar a disputar a Libertadores.

A missão, no entanto, não será fácil. O Grêmio, em que pese o time atleticano já ter vencido o adversário por 2×0, no Brasileirão, na própria Arena, tem um dos melhores aproveitamentos do Brasileirão. O tricolor gaúcho, porém, naquela ocasião, jogou com muitos desfalques e o Rubro-Negro emplacou a sua melhor atuação na temporada.

Além disso, o time atleticano terá muitos desfalques em relação àquele duelo e outras mudanças com relação à equipe que o técnico Paulo Autuori escalou na derrota por 1×0 para o Atlético-MG, no último domingo, na Arena Independência. O zagueiro Wanderson, os volantes Renan Paulino, Matheus Rosseto e o atacante Lucas Fernandes, que já disputaram a Copa do Brasil por outras equipes, não poderão enfrentar o Grêmio. Além deles, o volante Deivid, o meia Nikão e o atacante Pablo seguem fora, vetados pelo departamento médico.

Por outro lado, Autuori terá retornos importantes. O lateral-direito Léo, que cumpriu suspensão pelo Brasileirão, está à disposição, mas disputará posição com Rafael Galhardo, que teve uma boa atuação contra o Galo. Na defesa, o zagueiro Paulo André, recuperado de lesão, volta e formará dupla com Thiago Heleno. Na contenção, os volantes Otávio e Hernani retornam de suspensão. Na criação, Luciano Cabral deve ser o titular. Mas a principal novidade é o retorno de Weverton, que acabou de voltar da conquista olímpica com a seleção brasileira.

Este duelo, iclusive, marcará alguns encontros interessantes. Weverton reencontrará Luan e Walace, que foram seus companheiros no Rio, além do goleiro Marcelo Grohe, que também foi convocado pelo técnico Tite para os dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, no mês que vem.

“A gente conversou bastante e brincou muito. Falei para eles para se preparar que o bicho vai pegar. São grandes jogadores. Os dois entraram e o nosso time cresceu bastante nas Olimpíadas. São jogadores que realmente tem que ter uma atenção diferente. Dentro de casa, temos que fazer um bom jogo, procurar fazer um jogo seguro e procurar a vitória porque esse é o nosso objetivo”, apontou o arqueiro rubro-negro, que volta ao time e, assim, Santos será opção no banco de reservas;

Diante dessas mudanças e, sobretudo com a necessidade de largar em vantagem no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o treinador atleticano deve colocar em campo um trio ofensivo para enfrentar o Grêmio. Com isso, a tendência é de que Marcos Guilherme, Yago e André Lima sejam os responsáveis pelo setor ofensivo rubro-negro. O atacante Luan, recém-contratado pelo Furacão, deve ficar no banco e será opção para o decorrer da partida.

FICHA TÉCNICA

COPA DO BRASIL
Oitavas de Final – Jogo de ida

Atlético x Grêmio

Atlético
Weverton; Galhardo (Léo), Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Luciano Cabral, Marcos Guilherme e Yago; André Lima.
Técnico: Paulo Autuori

Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira, Walace, Jaílson, Lincoln (Miller Bolaños), Douglas e Éverton; Luan.
Técnico: Roger Machado

Local: Arena da Baixada
Horário: 19h30
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

Qual Atlético vai jogar? Veja mais na coluna do Mafuz!