Chegou a hora de dar um cavalo de pau na vida?

Chegou a hora de dar um cavalo de pau na vida?
Foto: Pixabay

Janaína tinha um buffet infantil há 14 anos, mas sofria com a sazonalidade. Em algumas épocas tinha bom retorno financeiro, mas em outras ficava difícil manter o negócio. Já Marcos, seu marido, era engenheiro e buscava qualidade de vida e satisfação.

Juntos eles montaram um negócio e vendem alimentos em potes desenvolvidos por Janaína na cozinha de sua casa. E o negócio vem dando certo. Eles contam que hoje trabalham muito, mas que estão felizes e não se arrependem da decisão que tomaram.

Janaína e Marcos enxergaram oportunidade de negócio em meio à crise. Foto: Felipe Rosa
Janaína e Marcos enxergaram oportunidade de negócio em meio à crise. Foto: Felipe Rosa

Mas para mudar de carreira, iniciar um trabalho novo ou abrir um próprio negócio é tão simples assim? Tudo vai depender do quanto você quer e estiver preparado emocionalmente, estrategicamente e financeiramente, respondi para Deise que pensa em mudar o rumo da sua carreira.

Desta conversa, selecionei algumas perguntas e respostas para orientar aqueles que precisam de um direcionamento para iniciar a tão sonhada virada de carreira, vamos lá:

1. Montar uma pequena empresa pode ser uma solução para driblar a crise? Dá para começar em casa, na informalidade ou é importante oficializar sua existência?

Sim, desde que o profissional tenha consciência de que o mercado não tem lugar para amadorismo o que significa que há necessidade de estudar o mercado, o produto ou serviço que se pretende trabalhar e buscar aperfeiçoamento constante. Muitos empreendedores começaram em casa, na informalidade, entretanto, se o empreendedor quer crescer, expandir seu negócio e ganhar credibilidade, aconselhamos oficializar a existência desta empresa como MEI por exemplo.

2. Que aspectos podem indicar o caminho a ser seguido? Como quem muda de carreira ou abre uma empresa deve escolher a nova atividade? É melhor buscar algo que a pessoa gosta de fazer?

Buscar o que se gosta de fazer é um caminho mas nem tudo que se gosta de fazer tem gente querendo comprar. Então, o importante é ter um produto ou serviço que resolva um problema de muitas pessoas.Uma dica para indicar o caminho a ser seguido é se perguntar: consigo me ver trabalhando nesta área daqui a dez anos?

Abrir uma franquia pode ser uma opção mas também fecham. Se este for o caminho o profissional de procurar uma franquia que você tenha afinidade / conhecimento e de preferência uma marca que já esteja consolidada.

3. Que cuidados os profisisonais que deixaram de lado a estabilidade profissional e financeira para se aventurar em um ramo onde não teem experiência, precisam ter antes de tomar a decisão de mudar de carreira?

. Qualquer mudança de carreira exige pé no chão, pé de meia e por que não, gostar, ter afinidade com o que se pretende trabalhar.

. É preciso ter um planejamento estratégico ou seja, saber para onde quer ir e como chegar e um planejamento financeiro, saber quanto precisará investir e o tempo de retorno para o negócio.

. Identificar se tem as competências necessárias para o negócio somado a disposição de assumir riscos.

. Conversar com quem já está no ramo é uma das principais ações que qualquer profissional nesta fase deve fazer.

Tenha em mente que o tempo e o esforço gastos no processo de definição de sua estratégia profissional neste momento de transição terão um retorno benéfico para o resto de sua vida! Boa semana.