Lula e sua torcida organizada

Dia desses ganhou repercussão o duelo entre integrantes da Torcida Império Alviverde, do Coritiba, com manifestantes do acampamento pró-Lula, lá no Santa Cândida.  Eles estão num terreno próximo à Polícia Federal e teriam sido agredidos pelos torcedores. Tempo depois houve o fato dos tiros que atingiram um acampado. Situações como essas demonstram, claramente, que tudo isso já foi longe demais. De lado a lado.

Da mesma forma que a Constituição consagra o direito de ir e vir a todos os cidadãos, preserva as liberdades individuais. E, no popular, a sua termina quando começa a do outro.

Deixemos as questões políticas de lado. E respeitemos a idolatria que alguns dos assentados próximos à PF têm pela figura do condenado Luiz Inácio da Silva. A vigília já passou dos limites. E todos ali deveriam ter percebido isso. Por mais que estejam instalados em terreno particular, desde que chegaram alteraram a rotina de quem vive e passa pela região.

Todas as manhãs, vizinhos são acordados pelo “bom dia Lula”. Com som alto e gritos de guerra, os manifestantes homenageiam seu ídolo preso e impõem o toque de alerta nos quarteirões ao redor. Foi numa dessas manhãs que um policial de folga apareceu por lá e iniciou um quebra-quebra. Haja paciência.

Pedido legal

O prefeito Rafael Greca já oficiou mais de uma vez as autoridades competentes pra que tomem providências. Semana passada ele pediu a intervenção da Justiça Federal para retirar os militantes. “O prédio da Polícia Federal não é uma penitenciária e a justiça não pode violar a lei”, disse ele.

É justamente aí que começa o problema. Lula já deveria estar num presídio, pois cumpre pena. Não se trata de prisão temporária ou preventiva. Normalmente isso ocorre numa unidade penitenciária próxima ao domicílio do réu. Via de regra, presídios ficam em regiões mais afastadas, com o devido isolamento, impedindo a situação aqui registrada.

Ficando do jeito que está, podemos prever mais confusão. Os ânimos vão se acirrar. Será preciso ocorrer algo mais grave pra que o poder judiciário atue? Lembrando que já tivemos brigas, quebra-quebra e tiros.

Lula tem que ser removido. E seus fãs que sigam seus caminhos livres.