Meu cão cresceu!

Estes filhotes fofos são os irmãos Chiquinho e Chiquinha, tem 2 meses e serão porte pequeno a médio./Foto: Divulgação

 

– Ah, é? E daí?

– Você não pode doar ele numa das feiras de adoção do seu grupo? Tenho pouco espaço pra ele em casa…

– Ah, quer dizer que se teu filho crescer muito você vai colocar ele pra adoção também? Me poupe! Não doamos cães que já tem dono, isso é um absurdo!

Parece engraçado, mas infelizmente escutamos estas desculpas (são desculpas, porque na verdade não é o espaço que ficou pequeno, é a pessoa que não quer mais cuidar do cão, limpar coco ou educá-lo para não fazer buraco no quintal).

Esses dias no semáforo vi moças com camisetas com foto de um cachorro grandão e os dizeres: “Ele cresceu mais do que você esperava?” Fiquei aflita e peguei logo o papel que ofereciam. Era convite para uma feira de imóveis: já que o cão tinha crescido demais, estava na hora do dono comprar uma casa maior. Ufa!

  • Agenda
  • Sábado 01/10
  • Adote Com Consciência, adoção de cães no Petshop Bicho Chiq, Rua José Carolo, 888 no Mossunguê, ao lado da Mercadoteca as 10 às 16 horas.
    – Grupo Salva Bicho, adoção de cães na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser, das 10h30 às 16h30.
  • Domingo 02/10
  •  Adote Com Consciência, adoção de cães no evento Raças e Focinho EXPO Pet, na Arena da Baixada do Clube Atlético Paranaense, Rua Buenos Aires, 1260, das 10h as 16h.
    – Feira da Casa do Produtor, Rua Eng Rebouças, 1814, das 10h às 16h.

Resgatei uma cachorra na praia final do ano passado, porte grande, e estou mudando de apartamento para uma casa, para poder dar mais espaço para ela. Mas ela vive muito bem comigo até agora.

Porque mais importante que o espaço que ela tem, é o carinho e os cuidados que dispenso a ela diariamente. Ela passeia todos os dias e foi educada para se comportar no espaço que posso oferecer hoje.

Muita gente vai alegar que não tem dinheiro, que mora de aluguel, que não consegue se mudar para uma casa maior. É compreensível. O que não dá para entender é querer doar o cachorro como se fosse sofá velho.

Se ele cresceu demais, leve-o para passear todo dia. Eduque-o para não destruir o jardim. A pior coisa que pode acontecer a um cão, é ser doado para uma família que ele não conhece, mesmo que tenham um espaço enorme.

Ele ama sua família e vai preferir continuar morando com vocês num espaço pequeno, desde que continue sendo amado e bem cuidado. Cães e gatos fazem parte da sua família e devem ser levados junto com a mudança, para onde vocês forem!

 

Voltar ao topo