Aulas da pós-graduação em Direito Ambiental começam em agosto

Em agosto inicia-se o período de aulas do curso de pós-graduação em Direito Ambiental e Desenvolvimento, oferecido pela Academia Brasileira de Direito Constitucional, e coordenado pelo advogado e professor Alaim Giovani Fortes Stefanello, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná, e Samantha Ribas Teixeira, mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUCPR. As inscrições permanecem abertas e podem ser efetuadas pelo site da instituição (www.abdconst.com.br). Todos os advogados paranaenses, regularmente inscritos na OAB Paraná, têm desconto de 10% nas mensalidades. Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela PUCPR, Stefanello destaca que esse ramo do Direito tem o desafio de propor soluções diante de uma realidade que não está sendo amparada pela legislação. Nem o setor produtivo sente segurança para fazer investimentos em áreas que demandem autorizações dos órgãos ambientais, e tampouco os recursos naturais têm sido efetivamente protegidos, ocorrendo perda e extinção da biodiversidade.

Kopenhagen apresenta novos sabores de Kopinhos

Divulgação

Sucesso entre os consumidores, a marca lança três novas edições limitadas: Banana Flambada, Suflê de Chocolate e Strudel de Maçã

A linha Kopinhos acaba de ganhar novos sabores, aumentando para nove as opções aos consumidores das lojas e cafeterias Kopenhagen de todo o país. Banana Flambada, Suflê de Chocolate e Strudel de Maçã são lançados em edição limitada e estarão disponíveis até o final do ano em todo o território nacional. Para a escolha dos sabores, a Kopenhagen selecionou três sobremesas que trazem sofisticação e gostos únicos para a linha. Com os lançamentos, a família Kopinhos está disponível na versão caixa de 144 gramas com clássicos, dessert e dessert edição limitada, pelo valor de R$ 44,00 cada, e na versão unitária de 16 gramas com Língua de Gato, Torta de Limão, Banana Flambada e Suflê de Chocolate, disponíveis nas cafeterias Kopenhagen pelo valor de R$ 5,50.
Kopenhagen Curitiba
Nove lojas na capital do Paraná, nos principais shoppings e na Rua XV de Novembro, no centro. Informações: (41) 3018-6057. Para saber mais sobre a Kopenhagen, visite o site www.kopenhagen.com.br e as redes sociais: Facebook – facebook.com/ChocolatesKopenhagen; Youtube – www.youtube.com/user/ChocolatesKopenhagen; Instagram – @Kopenhagen_ e Twitter – @Kopenhagen_. Site Kop Club: www.kopclub.com.br e SAC 0800 100 678.

Bombinhas Summer Beach oferece atrativos a participantes do INDOMIT

Divulgação
Sorteio de 1 Day Spa Relaxante, tarifa de baixa temporada e campanha “Mês de Férias: Pague 2 e fique 3” são algumas das regalias para atrair hóspedes que movimentam a cidade nos dias 13 e 14 de agosto

Localizado em um dos mais belos destinos do litoral brasileiro, o Bombinhas Summer Beach Hotel & Spa finaliza os preparativos para receber, nos dias 13 e 14 de agosto, os participantes do 8º INDOMIT. O circuito, que desafia corredores em trilhas fechadas, chão batido e costão de pedras, se tornou um dos mais prestigiados do calendário nacional de Trail Run. A prova atrai cerca de mil atletas do Brasil e de países como Argentina, México, Uruguai, Áustria e Paraguai, movimentando a economia da cidade no inverno. Além de uma completa infraestrutura de hospedagem e lazer, o Bombinhas Summer Beach Hotel & Spa preparou algumas ações especiais para quem for à cidade para prestigiar o INDOMIT e ficar hospedado no, hotel. Além de tarifas de baixa temporada, que incluem café da manhã, jantar, estacionamento, internet wifi e manobrista, o hotel vai sortear 1 Day Spa Relaxante entre os hóspedes. Os visitantes também poderão aproveitar facilidades em passeios a parques da região, além da campanha “Mês de Férias: pague 2 e fique 3”, estratégia adotada pelo empreendimento nos meses de julho e agosto. Destino dos sonhos de mergulhadores amadores ou profissionais, por estar localizado entre duas diferentes correntes marinhas, o mar de Bombinhas abriga grande diversidade de espécies marinhas. Mas a cidade conta com muitos outros atrativos, o que torna Bombinhas boa opção para quem aprecia sossego em família, viagens românticas, programas culturais e uma rica gastronomia. Além das praias de azul profundo e a vegetação da Mata Atlântica por todos os lados, a proximidade de Balneário Camboriú e também de Penha, cidade que abriga o parque temático Beto Carrero World, faz de Bombinhas um local ideal para visitantes de todas as idades e estilos. Mais ainda para quem se encanta com atrativos e belezas naturais como a Reserva do Arvoredo e sua biodiversidade peculiar, a Costeira de Zimbros e sua exuberante cascata de dois metros na praia de Triste, e o Parque Natural Morro do Macaco, considerada zona de preservação permanente.

1º Festival de Teatro de Bolso

Divulgação
São 17 espetáculos durante o mês de agosto para agradar todos os gostos e públicos

Começa no dia 3 de agosto o 1º Festival de Teatro de Bolso de São José dos Pinhais, iniciativa que tem a intenção de entrar na agenda cultural anual da cidade, em todos os meses de agosto. Teatro de bolso é como são chamados os teatros pequenos, uma alusão ao espaço do Teatro Sesi em São José, que tem menos de 120 lugares. A programação do Festival conta com 17 espetáculos que misturam as várias facetas do teatro: drama, teatro de bonecos, teatro infantil, magia, artes plásticas, dança, teatro experimental, entre outros. Os espetáculos selecionados também valorizam o teatro amador da cidade, uma vez que conta com várias peças desenvolvidas por artistas locais.

Evento reúne jornalistas e especialistas para debate sobre construções sustentáveis

Divulgação
Encontro marcou o lançamento do portal Madeira e Construção

Refletir sobre como as cidades estão sendo construídas tornou-se uma necessidade diante do impacto causado pela indústria da construção civil. Pensando nisso, o portal Madeira e Construção organizou um evento para jornalistas para falar sobre o tema “As construções do futuro: mais sustentáveis, mais madeira”. O encontro também marcou o lançamento oficial do portal. Mais de 30 pessoas estiveram presentes e puderam acompanhar as palestras de Caio Bonatto, fundador da Tecverde, Ricardo Russo, analista de Conservação do WWF-Brasil, e a participação do superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), Paulo Pupo.
Caio Bonatto, fundador da Tecverde Engenharia, empresa pioneira no uso do sistema wood frame no Brasil, falou aos jornalistas sobre os desafios de empreender no setor da construção. “Teríamos todas as desculpas do mundo para não implantar a primeira fábrica, para não apostar em madeira, mas, assim como o portal Madeira e Construção, resolvemos apostar, por saber que esse é o futuro. O setor de construção civil brasileiro precisa se preparar para atender às novas demandas de mercado. Nosso sonho é tornar o segmento mais industrializado e sustentável”, disse. Para justificar a escolha pela madeira como matéria-prima para a construção, Bonatto ressaltou que o sistema construtivo wood frame tem 70% dos componentes produzidos em uma fábrica, emitindo 80% menos CO² na atmosfera, gerand,o 85% menos resíduo e consumindo 90% a menos de água no processo. Além disso, de acordo com o engenheiro, uma casa com madeira como elemento estrutural gera uma economia de 50% de energia por conta do isolamento térmico e acústico e tem um prazo de construção até três meses menos, já que os componentes saem prontos da fábrica e são montados no canteiro de obras. A fábrica da Tecverde, hoje, é a mais automatizada da América Latina e produz 12 casas por dia. A capacidade operacional é de três mil casas por ano e a meta até 2017 é dobrar esse número. A empresa já construiu casas em diversos Estados brasileiros, sempre com a madeira como foco principal. “A madeira é um insumo extremamente nobre e renovável que deve ser utilizada da melhor forma. A construção com madeira não é mais como antigamente, com tábua e mata-junta. Hoje, tem muita tecnologia envolvida. No sistema wood frame, todos os componentes são produzidos com proteção à água, por exemplo. Fazemos uma engenharia de produtos”, explicou. Bonatto e seus sócios visitaram alguns países na Europa para saber mais sobre a tecnologia. Na palestra, ele contou que a Alemanha, por exemplo, existe um sistema de crédito para as pessoas que ajudarem a reduzir a emissão de carbono, como benefício fiscal para quem usa madeira de forma eficiente na construção. Hoje, a empresa atende pessoas de todas as rendas e já construiu inúmeros residenciais populares, além de casas de alto padrão, tudo com madeira. Neste ano, a Tecverde está dando um grande passo: construção de prédios. Algumas construções de três e quatro pavimentos já foram produzidas. Outra proposta que a empresa está planejando é construir também prédios populares utilizando o sistema wood frame. “Ainda há muito para ser feito: prédio com outras tecnologias, aranhas-céu, construções com madeira aparente, outras inteiramente construídas com madeira. Existe tecnologia para todas as rendas. A madeira é, sem dúvida, um ótimo insumo para a construção civil. Temos que olhar com outros olhos para a madeira. Precisamos de engajamento, algo que é muito fraco hoje. Precisamos de atenção e informação para puxar a demanda e popularizar a madeira”, completou.

Voltar ao topo