Curitiba recebe neste final de semana, sexta (14), sábado (15) e domingo (16), o aguardado “Encontro de Amigos do Miltão das Facas“. O cuteleiro Milton Rodrigues quer transformar a reunião de apaixonados pela arte de forjar facas, espadas e machados no maior evento de cutelaria de Curitiba.
Os visitantes poderão pagar R$ 10 pelo ingresso ou doar 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para a Associação Beneficente Renascer, que será a anfitriã dos expositores e visitantes em sua sede localizada na Rua Imaculada Conceição, 983, no Prado Velho (próximo à PUC/PR).
Com cerca 100 expositores, incluindo cuteleiros renomados e fornecedores de todos os insumos para a produção e comercialização de facas, o encontro será um verdadeiro paraíso para os entusiastas da arte de forjar lâminas. Participantes do programa Desafio Sob Fogo América Latina estão entre os convidados. Aliás, o próprio Miltão representou bem o Brasil, terminando entre os primeiros colocados.
+ Caçador de Boteco: De churrascarias famosas para o bar de esquina mais família de Curitiba
Entre as principais atrações do evento estão a Pista de Corte (onde os competidores testam o poder de suas lâminas em obstáculos do trajeto), demonstrações de forjamentos ao vivo, exposição de facas artesanais produzidas no país todo, além de muita música (do rock ao sertanejo) e gastronomia variada, tendo como estrela a Costela Fogo de Chão dos chefs Marcos Oliveira e Rafael Ragulo.
Veja a programação completa!
Sexta-feira – Início as 18h
- Entrega das facas ao júri às 19h.
- Choripan e chope liberado. Valor: R$ 70
- Shows musicais
Sábado – Início às 10h
- Abertura da exposição/feira de facas
- Costela Fogo de Chão e Carreteiro
- Pista de corte a partir das 14h
- Show de Rock a partir das 16h – Rogério Cordoni
- Show de Sertanejo a partir das 19h
Domingo – Início às 10h
- Exposição/feira de facas
- Forjamento ao vivo às 14h
- Costela Fogo de Chão e Carreteiro
- Shows musicais
- Encerramento às 18h.
Milton Rodrigues, aos 64 anos e com 19 anos de experiência na forja de facas, compartilha seu entusiasmo: “Todo mundo gosta de faca, mas muitos não sabem como se faz uma faca artesanal, como ela é diferente e especial. Então queremos ajudar a divulgar a nossa cutelaria regional. Tô bem ansioso e tenho certeza de o evento será um sucesso”.
Será que Ainda Estou Aqui tem realmente chance de levar um Oscar?
O evento não só celebra a arte da cutelaria, mas também tem um lado solidário. Os visitantes são convidados a doar 2 kg de alimentos não perecíveis. Além disso, parte da renda das vendas será destinada à Associação Beneficente Renascer, que há mais de três décadas atua na inclusão social de jovens em situação vulnerável.
“Venham curtir os maiores cuteleiros do Brasil, especialistas nesta arte milenar. É um encontro pra toda a família se divertir e aproveitar o final de semana, além de ajudar as crianças da Renascer”, disse Miltão à Tribuna.

