A Carne de Onça é o único prato considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba. Também já foi feito o depósito da documentação junto ao INPI para o reconhecimento da iguaria como Indicação Geográfica de Curitiba.

continua após a publicidade

Para homenagear a cidade, e em comemoração ao aniversário da capital pelos seus 332 anos, o estrelado chef Jun Sakamoto incorporou no cardápio do Jun Sakamoto Casual o Tartar de Atum com uma apresentação bem parecida à tradicional carne de onça.

A receita, que leva carne bovina crua moída (geralmente patinho), servida sobre fatias de broa preta e coberta de cebola e cebolinha, é bem tradicional nos bares e botecos da capital paranaense. Neste prato comemorativo, No lugar da carne de boi, o chef usa o atum, e no lugar da broa, mandiopã.

+ Viu essa? 21º Festival Bom Gourmet Curitiba começou; veja restaurantes participantes

continua após a publicidade

“Somos um restaurante de culinária japonesa, mas fizemos uma releitura do prato, com uma apresentação parecida, para homenagear essa cidade linda, que nos acolheu de braços abertos”, enfatiza o chef.

Natural de Presidente Prudente, São Paulo, Jun Sakamoto é descendente de pai e mãe japoneses. Com 19 anos foi para Nova York e trabalhou como ajudante de cozinha – a primeira profissão que apareceu. E desde então nunca mais parou de trabalhar na área gastronômica, passando por restaurantes consagrados, tanto em Nova York quanto em São Paulo.

continua após a publicidade

Em 2000, ele e a esposa resolveram abrir um negócio próprio: o restaurante Jun Sakamoto, em Pinheiros. Um espaço totalmente intimista e exclusivo, que lhe rendeu uma estrela no famoso Guia Michelin.

+ Leia mais: Melhor sanduba do planeta em Curitiba? Provei e dei veredito!

Em Curitiba o chef inaugurou no fim de 2024 o Jun Sakamoto Casual no ParkShopping Barigüi – uma proposta mais descontraída, com um restaurante que traz o que há de melhor na gastronomia japonesa com preços acessíveis.

O Jun Sakamoto Casual fica no ParkShopping Barigüi, piso L3, n.309.