Vigilantes a serviço do mal

Ao investigar a incidência de roubo de cargas na Vila Hauer, policiais do 7.º Distrito "estouraram" dois barracões situados na Cidade Industrial de Curitiba. A quadrilha contava com a ajuda de vigilantes de grandes empresas do Paraná, para fazer a segurança das cargas roubadas. Os vigias José Souza Barros Filho, 39 anos, e Franzoel Antônio Pires, 45, foram presos em flagrante. Os assaltantes continuam foragidos. Eles foram identificados como: Eliandro Soares Bolgenhagen, 23 anos; Josimar Franco de Oliveira, conhecido por "Ico"; Alcemar Franco de Oliveira, o "Madruga"; Luciano Rodrigues, e outros indivíduos conhecidos apenas por "Guinho", "Neguinho" e João.

De acordo com o delegado Hamilton Cordeiro da Paz, os policiais começaram a investigar o roubo de cargas, até descobrir que parte delas estava sendo levada até barracões na CIC. Na semana passada, os investigadores foram até o local, mas não conseguiram autorização para entrar, proibidos pelo vigilante. Mesmo assim, invadiram o barracão e encontraram a carreta Scania placa MCA-5540, do Rio Grande do Sul, tomada em assalto no município de Fazenda Rio Grande. No mesmo local estavam escondidas dezenas de caixas de maçãs. "A carga, avaliada em R$ 31 mil, foi retirada do caminhão roubado e devolvida ao proprietário", contou o delegado. Durante a ação, os policiais prenderam em flagrante os vigilantes José e Franzoel. O outro segurança, Eliandro, também apontado como assaltante, fugiu ao ver a polícia.

De acordo com o delegado, outros dois vigilantes foram ouvidos e confessaram receber R$ 200,00 por dia para guardar a carga para os quadrilheiros. "Além de serem empregados de empresas renomadas, que não sabiam do esquema ilícito, os vigilantes recebiam "por fora" para fazer a segurança do local. Segundo os vigilantes, nos dois últimos meses cerca de cinco caminhões roubados e suas respectivas cargas foram escondidas naquele local, onde permaneciam até que fossem vendidas com os caminhões", disse o delegado, salientando que os vigilantes foram indiciados por formação de quadrilha e receptação. O próximo passo da polícia será localizar os assaltantes que foram identificados. 

Voltar ao topo