Ganância

Segurança de casa de câmbio forja próprio sequestro

O ex-gerente da área de segurança pública, da Secretaria de Proteção Civil de Joinville (SC), Israel Alexandre Patrício (foto), 33 anos, foi preso pelo Centro de Operações Policiais (Cope) em Joinville. Ele é acusado de ter forjado o próprio sequestro, para desviar o equivalente a 300 mil dólares (cerca de R$ 600 mil).

Em maio do ano passado, ele teria inventado um sequestro a fim de embolsar o dinheiro pertencente à casa de câmbio Multi Money, da qual era segurança. Quando chegava a Curitiba, acertou um tiro de raspão no próprio ombro e alegou ter sido abordado por desconhecidos, que lhe tomaram o dinheiro e o abandonaram em local ermo.

Comparsa

No entanto, o esquema teria sido descoberto depois que um dos comparsas, sem saber, procurou uma filial da corretora lesada, em outra cidade, para tentar trocar de parte dos dólares por reais.

De acordo com o delegado Hamilton da Paz, titular do Cope, o suspeito é profissional bem preparado, que o levou até mesmo a ocupar o cargo de gerente de Segurança Pública na prefeitura de Joinville, entre 5 de julho e 22 de outubro do ano passado.

Israel foi preso na noite de terça-feira, por policiais paranaesnes e catarinenses, sob o comando do delegado Cassiano Aufiero, do Cope, depois de investigação que levou cerca de cinco meses. Os cúmplices de Israel estão com a prisão preventiva decretada. O dinheiro desviado estava em notas de euro, dólar, iens, pesos chilenos, pesos mexicanos e de outras nacionalidades.