Policiais aprendem táticas defensivas

Brasileiros que preparam policiais da Swat (polícia de elite norte-americana) treinam policiais paranaenses neste fim de semana, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Curitiba. Os instrutores do Centro Avançado de Técnicas de Imobilização (Cati) ensinam como proceder num combate de rua sem desferir um soco sequer, muito menos tiros. As táticas defensivas preparam o agente para imobilizar e desarmar o agressor. "Elas são utilizadas principalmente para combates de rua, onde não é possível utilizar armas ou reagir a socos", comentou Fernando Carvalho, um dos coordenadores do Cati e policial militar.

No curso deste fim de semana, doze pessoas participaram do treinamento, entre policiais e seguranças privados. "Aqui eles aprendem a algemar o bandido sem agredi-lo", ensinou Marco Zabati, membro da Swat e um dos instrutores do centro. No programa, estão incluídos combates de rua e em ambientes confinados, defesa, retenção de armas e imobilizações em ônibus e aviões.

O aspirante Ademilson Gonçalves, da Polícia Militar do Paraná, era um dos alunos. "Estou aprendendo técnicas mais avançadas, faz parte do aperfeiçoamento da atividade policial", comentou, entre uma imobilização e outra.

De acordo com Carvalho, o Cati já deu treinamento para policiais da Swat e Exército americano, logo após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. "Ensinamos, principalmente a ação adequada dentro de aviões contra terroristas", disse o instrutor. O Cati treina agentes de segurança em todo o mundo e mantém o site www.cati.com.br com informações aos interessados.

Voltar ao topo