Polícia Federal tem novo comando no Paraná

A Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Paraná (DPF) tem um novo comando a partir de hoje. O delegado federal de Foz do Iguaçu, José Alberto de Freitas Iégas, assume a função com o desafio de melhorar o desempenho da corporação no combate ao tráfico e ao contrabando no estado, principalmente na região de fronteira com o Paraguai. “É a fronteira terrestre mais movimentada do País”, avalia.

De acordo com ele, o trabalho de monitoramento da fronteira vai melhorar muito este ano, quando começa a operar o primeiro veículo aéreo não tripulado brasileiro.

Ele conta que a PF estuda implantar uma base para helicópteros em Foz. Com isso, o monitoramento da fronteira seria facilitado. Outra novidade são denúncias por e-mail.

Litoral

De acordo com Iégas, a delegacia de Paranaguá, é a que está mais defasada tanto em relação ao efetivo quanto à estrutura física. “As estatísticas apontam que o porto é usado para o tráfico”, comenta. O ideal, segundo o superintendente, seria dobrar o efetivo da delegacia, que atualmente conta com cerca de 30 policiais.

A PF conta com sete delegacias distribuídas pelo estado, que abrigam cerca de mil policiais federais. “Nem a falta de efetivo nem a falta de estrutura e recursos são desculpas para que o trabalho não seja bem feito”, afirma Iégas.

Iégas substitui Rosalvo Ferreira Franco, que, por sua vez, ocupou o cargo interinamente em junho e julho, após Maurício Leite Valeixo ter sido designado para outra função, em Brasília.