Força pro sexo frágil

PM formula manual específico para o público feminino

Na tentativa de deixar as mulheres mais alertas e evitar que sejam alvos fáceis para criminosos, a Polícia Militar reformulou e lançou ontem nova edição da cartilha Segurança Feminina. O informativo, de 40 páginas, divididas em 12 capítulos, apresenta, de maneira objetiva e ilustrada, como se prevenir de ações de delinquentes e maneiras de agir quando o crime já se configurou, entre outros assuntos.

Policiais distribuíram cartilhas em salões de beleza de Curitiba e também na Boca Maldita. Segundo o comando da PM, nos próximos dias serão encaminhados exemplares para todo o estado. “Uma segurança efetiva não depende apenas das ações policiais, mas da união e participação de toda a sociedade”, diz o texto de abertura da cartilha.

Golpes

As dicas para as mulheres contém ações simples como não abrir a bolsa na rua, não ostentar joias e pertences ao sair sozinha, trancar portas e janelas quando estiver em casa e evitar sair do banco com muito dinheiro. Também há orientações de como agir em caso de golpes, como falso sequestro, falsos prestadores de serviço, propostas de trabalho no exterior, sequestro de crianças e como se portar em hospitais e maternidades.

Uma das orientações é não usar indicações na lista de contatos do celular que indiquem grau de parentesco, como pai, filho ou sobrinho. Os conselhos mais enfáticos ao longo do texto são não reagir às investidas dos criminosos e sempre estar atenta. “A melhor forma de ter segurança é com medidas preventivas”, aponta o informativo. Caso você não consiga ter acesso a um exemplar impresso, pode acessar o conteúdo no site www.pmpr.pr.gov.br, na seção Dicas de Segurança.