Mulheres flagradas furtando livros em shopping

Duas mulheres foram presas ontem à tarde, por seguranças do Shopping Estação, acusadas de furtar livros da Livrarias Curitiba. Daniele Gonçalves Maximiano, 23 anos, e Janaina Dorneles Avila, 34, apanhavam os livros para revendê-los em sebos (comércio de livro velhos e usados) na capital.

Quando flagradas, afirmaram que estavam desempregadas e essa foi a maneira como arranjaram para se sustentar. Elas moravam juntas, em uma casa no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Segundo Carlos da Velha, superintendente da Delegacia de Furtos e Roubos, elas não têm antecedentes criminais e se arrependeram do furto. Mas há a suspeita de que deveriam estar furtando livros há tempos e tinham receptadores que agora também serão alvo de investigações.

Os livros que levavam eram quase sempre os das prateleiras dos mais vendidos, normalmente os mais caros. Edições de Crepúsculo e Lua nova, ambos da escritora Stephanie Meyer, que tem feito grande sucesso, assim como volumes de livros espíritas de Zibia Gasparetto, além de outros de culinária, estavam sendo furtados desta vez.

Uma funcionária da livraria contou que já havia observado as duas mulheres em outras ocasiões na loja, sempre olhando muito e sem comprar nada. Ontem, porém, ela notou um movimento brusco como se uma delas estivesse colocando um livro numa mochila. Chamou a segurança e o furto foi confirmado.

A dupla foi encaminhada ao Centro de Triagem I, na Travessa da Lapa. Se forem condenadas por furto, poderão cumprir pena de até quatro anos de reclusão. Após escolherem as obras nas estantes, elas as colocavam entres as roupas e mochilas. Depois as deixavam no guarda-volume sdo shopping. Davam um tempo e voltavam a repetir a operação.