Operação Medusa

Megaquadrilha especializada em roubo de jóias é presa pela polícia

A polícia prendeu nesta madrugada uma megaquadrilha que roubava joalherias e bancos em quatro estados, incluindo o Paraná.

Até o momento foram presos três homens em Belo Horizonte (MG), em função do uso de documentos falsos, carro clonado e posse de pistolas semi-automáticas, que seriam usadas em assalto à joalheria do maior shopping da capital mineira; dois homens e uma mulher em Curitiba, sendo apreendidos com os mesmos grande quantidade de munição, rádio comunicadores, cinco coletes à prova de bala, bala clavas (toucas), duas pistolas semi-automáticas, uma sub metralhadora e um fuzil AK-47; e, em Joinville (SC), foram presos dois homens e apreendidos cerca de três quilos de pasta de cocaína e munições.

Os membros que foram presos na capital paranaense foram encaminhados ao Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Com a quadrilha foram apreendidas armas pesadas, como submetralhadoras, granadas e fuzis.

De acordo com a polícia, possivelmente esta quadrilha tenha efetuado um assalto a uma joalheria em São José dos Pinhais, no Shopping São José, em 16 de abril. Os funcionários foram trancados em uma sala e os criminosos levaram R$ 200 mil em jóias.

Roubos

A quadrilha é suspeita de ter efetuado crimes em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

A polícia de Santa Catarina intitulou a operação como “Medusa” e informou que o objetivo é desarticular a organização criminosa. A quadrilha é suspeita de ser a responsável pelo recente assalto a carro forte realizado em Joinville no dia 1° de junho de 2009, no Shopping Muller, quando cinco homens fortemente armados, após trocarem tiros, renderam os vigilantes que faziam o abastecimento dos caixas eletrônicos.

O grupo também é suspeito do assalto praticado no dia 28 de junho a uma joalheria no Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP), e de de ter planejado assalto que seria executado no interior do BH Shopping (Belo Horizonte/MG), no dia 1° de julho, e que foi evitado pela atuação das instituições parceiras na operação, resultando na prisão de três homens.

Mais informações na edição desta sexta-feira do jornal Tribuna do Paraná