Fuga no Centro de Triagem

A fragilidade das paredes do Centro de Triagem, localizado na Travessa da Lapa, proporcionou a fuga de cinco presos durante a madrugada de ontem. Eles fizeram um pequeno buraco na parede de tijolos onde fica o “boi” – espécie de banheiro dentro da cela – e saíram na marcenaria do local, onde alguns dos detidos realizam trabalhos. Em seguida, arrebentaram os cadeados dos portões que dão acesso ao pátio e ganharam as ruas. A fuga só foi detectada pelos plantonistas às 8h30. Todos os fugitivos estavam na cela 16.

De acordo com o delegado Nabor SottoMaior, responsável pela Divisão de Investigações Criminais que engloba o Centro de Triagem e outras cinco delegacias especializadas, a “evasão” dos detidos será investigada para apurar responsabilidades. Estão soltos Cesar Brunetti, Josenei Lemos da Silva e Luciano Carlos Arruda, presos provisórios por roubo; Elias Salvador, preso por porte de drogas, vindo da Polícia Federal, e Milton César da Silva de Oliveira, condenado por roubo na cidade de Mandaguari. Antes da fuga, estavam no xadrez do Centro de Triagem 154 homens, sendo que a capacidade é estimada para 70.

Mudanças

A estrutura das paredes do Centro de Triagem foi criticada pelo próprio delegado Nabor que disse que será necessário realizar reformas no local para dar mais segurança à sociedade. “Lá não é um local seguro para preso permanecer. Foi idealizado apenas para presos temporários e para ficar no máximo cinco dias e depois serem transferidos”, contou.

Como a superlotação carcerária exige que os presos permaneçam detidos por algum tempo no Centro de Triagem, o policial destacou a necessidade de se realizar obras estruturais no local. “Vamos reforçar as paredes colocando redes de ferro com concreto”, disse. Segundo o superintendente do Centro de Triagem, a espessura das paredes atualmente não passa de trinta centímetros e é feita apenas de tijolos.

Reuniões para analisar a necessidade de reformas e melhorias nas delegacias especializadas devem ser agendadas tão logo a nova composição de delegados responsáveis por esses centros seja definida.

Voltar ao topo