Questionário

Curitiba mapeará violência contra a mulher

A Secretaria Municipal da Mulher realizará uma pesquisa para mapear a violência contra a mulher. A proposta, de iniciativa da Prefeitura de Curitiba, pretende realizar um mapeamento das vítimas de violência na capital paranaense.

Segundo a secretária Roseli Isidoro, a ideia é ter um exato relato deste tipo de violência. “Há uma estatística parcial sobre a violência contra a mulher, sobretudo quando as agressoras procuram as unidades de serviço da prefeitura para denunciar a violência. Contudo, isto traz um problema porque não é um retrato-geral, pois não são todas as mulheres vítimas deste tipo de violência que denunciam seus agressores”, disse.

A respeito da aplicação da pesquisa, Roseli afirmou que a metodologia está praticamente definida. “Fizemos um questionário bem abrangente, contendo 60 perguntas e a pesquisa será respondida por um universo entre 2,5 mil e 3 mil mulheres, envolvendo as nove Regionais de Curitiba”, afirmou.

A secretária disse ainda que a Prefeitura de Curitiba publicará um edital de consulta pública, que está sendo elaborado pela Procuradoria-geral do município para definir qual instituto de pesquisa aplicará os questionários e tabulará os dados. Contudo, a secretária enfatizou que a pesquisa não terá custo para os cofres municipais.