Beira-Mar deixa presídio para audiência

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, deixou ontem o presídio federal de Catanduvas, nas proximidades de Cascavel, oeste do Estado, para participar de audiência no Rio de Janeiro marcada para a próxima segunda-feira (5). A oitiva é referente a um dos processos respondidos pelo traficante por lavagem de dinheiro, crime contra o sistema financeiro e tráfico de entorpecentes. Beira-Mar saiu do Paraná ontem à tarde, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), sob forte escolta policial.

O traficante seguiu para a cidade de Vitória, no Espírito Santo. A expectativa era que a aeronave que levava Beira-Mar pousasse no Aeroporto de Goiabeiros ainda na noite de ontem, mas a informação não foi confirmada oficialmente pela Polícia Federal capixaba ou pela superintendência da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) local. O que está confirmado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro é que o réu deve embarcar para a cidade somente às vésperas da audiência, que acontece na segunda-feira, na 5.ª Vara Federal Criminal da capital fluminense.

Audiência

De acordo com a assessoria de imprensa da Justiça do Rio, Beira-Mar entrará em audiência a partir do meio-dia. Na ocasião, as testemunhas de acusação serão ouvidas. Em seguida, na terça-feira (6), será a vez da defesa ficar perante a juíza Simone Schreiber. Beira-Mar ficará hospedado em uma unidade militar próxima ao centro da cidade. Pelo menos vinte homens da Polícia Federal devem escoltá-lo na chegada ao Rio de Janeiro.

Especula-se ainda que este mês o traficante vá para o Mato Grosso do Sul para duas novas audiências, onde responde a mais uma ação – na qual é acusado de atuar com lavagem de dinheiro, contrabando de armas e tráfico de drogas na cidade de Coronel Sapucaia (MS), divisa com o Paraguai.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), entretanto, se limitou a informar que após as audiências no Rio o preso retornará ao Paraná, sem confirmar oficialmente sua identidade. Além de Beira-Mar, mais um preso, que também saiu ontem de Catanduvas, será ouvido em seu estado de origem. O nome dele não foi divulgado.

Voltar ao topo