Bando de São Paulo leva caixa eletrônico

Empresas que possuem caixas eletrônicos dentro dos estabelecimentos devem ficar em alerta com a atuação de uma quadrilha composta por marginais paulistas, que está migrando para Curitiba. No último domingo, o bando invadiu a Nórdica (revendedora Volvo) na Rua Alfred Nobel, Cidade Industrial de Curitiba. Eles arrancaram o caixa eletrônico, levando-o na carroceria do caminhão Mercedes-Benz, modelo baú, placa IDU-0103. Três vigilantes e o motorista do caminhão foram feitos de reféns e liberados horas mais tarde, em Colombo. A empresa não informou quanto em dinheiro foi roubado.

De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, titular da Delegacia de Furtos e Roubos, o plano dos ladrões começou a ser articulado na noite de sábado, quando encontraram o motorista do caminhão, parado no Posto Brasília, na BR-116. Lá, os marginais encomendaram um frete para a manhã de domingo, para levar uma suposta mudança de Almirante Tamandaré ao Bairro Alto.

Por volta das 6h30 o motorista chegou no posto, conforme o combinado. Dois indivíduos, que encomendaram o frete, entraram no caminhão. No meio do caminho, o motorista foi rendido e colocado na carroceria. Um terceiro marginal assumiu a direção. Já na empresa foram rendidos três vigilantes – também colocados junto com o motorista. enquanto os criminosos estavam no pátio central da empresa, onde ficava o caixa eletrônico, outros marginais, ocupando um Caravan bege, aproximaram-se e arremessaram uma bolsa com várias ferramentas.

Roubo

Com algumas cordas os assaltantes amarraram a máquina, que era chumbada no chão, ao caminhão e conseguiram arrastá-la. Os funcionários foram obrigados a carregar o caixa eletrônico para dentro do veículo e depois foram trancados na carroceria. Sem saber para onde estavam sendo levados, depois de 20 minutos o motorista e os vigilantes chegaram em Colombo, onde o caixa foi descarregado por cerca de 15 bandidos, que aguardavam os comparsas. Depois de descarregarem a máquina, o caminhão e os funcionários foram levados até a Rua Milton Tosin, perto da garagem de ônibus da Viação Colombo, e lá abandonados. Os funcionários então começaram a bater na lateral do caminhão para chamar a atenção dos moradores que, preocupados com a situação suspeita, acionaram a Polícia Militar. Somente às 10h30 os vigilantes e o motoristas foram então libertados.

De acordo com o delegado, a quadrilha é composta por pelo menos cinco homens que moram no ABC paulista (SP). "Esses bandidos cometem o roubo e depois voltam para as cidades deles. Certamente fazem parte da mesma quadrilha que desarticulamos este ano, onde conseguimos prender apenas paranaenses. Porém já identificamos alguns criminoso paulistas e pedimos por suas prisões", disse o delegado. O motorista e os vigilantes estão analisando as fotografias de alguns marginais, tidas no arquivo da delegacia, na tentativa de reconhecê-los.

Voltar ao topo