Aumenta número de presos que vão fazer Enem

O número de presos em penitenciárias e outras unidades penais administradas pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aumentou 55,7% com relação a 2012 e 173%, em comparação com 2010. As provas do Enem para pessoas privadas de liberdade (PPL) serão realizadas em 3 e 4 de dezembro. Em todo o Brasil, 30 mil internos e presos participarão do Enem, 28% superior ao registrado em 2012.

Em 2013, se inscreveram, no Paraná, 1.839 internos do sistema penitenciário. Este número foi de 1.181, em 2012; 815, em 2011; e apenas 672, em 2010, de acordo com a Coordenação de Educação, Qualificação e Profissionalização de Apenados, do Departamento de Execução Penal (Depen).

A secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, explica que o número crescente se deve ao esforço do setor de pedagogia dos estabelecimentos penais que, integrados aos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja), trabalham para aumentar a oferta educacional.

Total

Este ano, todas as 31 unidades prisionais da Secretaria da Justiça registraram inscrições. As penitenciárias estaduais de Londrina II (PEL II) e de Cascavel (PEC) apresentaram os maiores números com 154 inscritos cada uma. Depois, aparece a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, com 97 inscritos, seguida da Penitenciária Central do Estado (PCE) e da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI), ambas em Piraquara, com 95 e 93 inscritos, respectivamente.

Educação

O sistema penal paranaense conta com 10.200 apenados em atividades educacionais (educação básica, ensino superior e projeto de remição da pena pelo estudo através da leitura e cursos de qualificação profissional), o que equivale a 57,04% da população carcerária. O exame é usado para entrar em universidades e para que adultos que não completaram o ensino básico na idade certa possam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.