Assaltante faz “strip” durante fuga

Edenilson Ribeiro, 22 anos, tirou a roupa para fugir de policiais que o perseguiam em banhados e matagais de Pinhais e Piraquara, durante várias horas e alguns quilômetros, na quinta-feira. Foi pego só de cueca e camiseta, às 17h45, denunciado por populares que estranharam o rapaz seminu andando pela rua. Edenilson é acusado de ter cometido mais de 30 assaltos a ônibus.

Quando iria realizar o quinto assalto, no mesmo turno, Edenilson foi pego por policiais militares do serviço reservado do 17.º Batalhão. Ele costumava agir no ponto final do Guarituba e foi lá, por volta das 10h, que percebeu a aproximação dos policiais, dando início à fuga. “Ele tentou tirar a roupa para despistar os policiais, mas foi isso mesmo que o entregou”, comentou o tenente Klemps, do 17.º BPM.

Pelado

O “strip-tease” começou nos primeiros quatro quilômetros de perseguição, em um matagal seguido de um banhado. Edenilson tirou a calça, a jaqueta e as botas e continuou correndo, com os dois policiais em seu encalço. O fugitivo quase conseguiu escapar da polícia, entrando em outros banhados. Porém, os PMs foram mais espertos e alertaram moradores próximos sobre o rapaz despido que poderia aparecer por lá.

Horas depois, alguém percebeu o estranho tipo andando pela rua e avisou a polícia pelo 190. Edenilson ainda tentou fugir pulando cercas, mas foi detido. Com ele, só foram recuperados os R$ 7,00 do último assalto. Segundo Edenilson, o dinheiro era levado para sua mãe e servia também para “tomar uns goles”. “Faz só uns dois meses que voltei a assaltar”, disse, alegando que assim que saiu da cadeia começou a trabalhar como pedreiro.

Junto com outros 20 presos, Edenilson fugiu da delegacia de Piraquara em 22 de março deste ano. De acordo com o superintendente Valdir Bicudo, ele é suspeito de cometer 27 assaltos a ônibus das linhas que passam pelos bairros Guarituba e Holandês somente no último mês. Só na manhã de ontem, 13 funcionários da Auto Viação Piraquara, entre motoristas e cobradores, o reconheceram como autor de alguns desses roubos. A maioria dos casos ocorreu entre 6h e 6h30 e no final da noite, e o suspeito utilizaria um revólver e uma pistola para cometê-los. “Ônibus é a especialidade dele. Haverá uma redução sensível de ocorrências na região”, disse o policial.

Drogas

Na mesma situação, os policiais receberam a denúncia que um barraco do Guarituba servia como ponto de tráfico. Seguindo as indicações, a PM deteve Abílio Ferreira da Costa Filho, 38. Com ele foi encontrado um facão e um revólver, calibre 38, lixado, e alguns gramas de maconha. “Sou usuário, não vendo drogas”, afirmou o detido. Sobre a arma, ele disse tê-la comprado para se defender. “A área que eu vivo é muito perigosa”, alegou. Abílio é casado, tem dois filhos e disse trabalhar como pintor.

Voltar ao topo