Assaltante escapa após ferir policial

Apontado como autor de uma série de roubos a bancos e caixas eletrônicos no Paraná e em Santa Catarina, Ricardo Silveira, 23 anos, trocou tiros com policiais militares de Joinville (SC) – onde teria assaltado uma agência do Unibanco – e após ferir um sargento com um disparo de fuzil conseguiu escapar do cerco e possivelmente fugiu para o Paraná. Várias diligências estão sendo feitas para tentar localizá-lo, inclusive com o apoio da Polícia Federal, já que armas de grosso calibre e de fabricação americana foram apreendidas nos esconderijo do criminoso e entregues à PF.

Ricardo, apesar da pouca idade, já conta com vários antecedentes criminais. De acordo com policiais militares do Comando do Policiamento do Litoral de Santa Catarina, ele e seu bando teriam assaltado o Unibanco na tarde de segunda-feira. Horas depois, o suspeito foi avistado ao volante de um Fiat Tempra cinza, placa CIB-4941 (de São José dos Pinhais), em companhia de outro indivíduo conhecido como “Pretinho”. Perseguidos por policiais do serviço reservado, eles reagiram a tiros. Diversas viaturas foram mobilizadas para o cerco e novos tiroteios aconteceram. O sargento Araújo recebeu um tiro de fuzil nas mãos e enquanto seus colegas providenciavam socorro, os suspeitos fugiram em alta velocidade.

Armamento

Dando continuidade às buscas, os PMs localizaram o esconderijo de Ricardo, na Rua Azulão. Neste local foi detida Patricia Bach, namorada do assaltante. Ela autorizou a entrada dos policiais na casa e durante a revista foram encontrados farto armamento de grosso calibre, munição, coletes à prova de balas, algemas, rádios transmissores, um fuzil com numeração raspada e três carregadores. Ainda na casa a PM apreendeu dólares, reais e pesos argentinos, certificados de registros de automóveis e anotações com o nome do gerente de uma agência da Caixa Econômica Federal, o que leva a crer que o funcionário poderia ser vítima de um seqüestro.

Ricardo esteve preso em Curitiba em julho de 2000, logo após o assalto contra a Loja Mundial, em Araucária. Ele e seus cúmplices – Adenilton da Silva, 30, e Hamilton Albino da Silva, 27 – foram cercados na saída da loja. Eles também foram apontados como autores do roubo contra a casa de um empresário, no Boqueirão, quando levaram uma camioneta Pajero, e de outros delitos ocorridos na Região Metropolitana. A polícia não soube informar como o assaltante já estava em liberdade novamente. Não está descartada a possibilidade de alguns assaltos recentes ocorridos na capital paranaense tenham sido praticados sob o comando de Ricardo.

Voltar ao topo