Aprovados em concurso da Polícia aguardam nomeação

Um ano depois da realização do concurso para a Polícia Civil do Paraná, os aprovados ainda aguardam a nomeação para os cargos, que não tem previsão para acontecer. A demora e a falta de respostas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) têm acabado com a paciência de muitos dos aprovados.

De acordo com um deles, que se identifica apenas como Danilo, o cronograma inicial entregue aos candidatos coloca um prazo até a entrega de títulos apenas. “Depois, não tem prazo nem para a classificação final, que saiu com alguns erros e foi retificada dias depois, nem para a posse”, disse. A última informação que os candidatos receberam foi a da retificação do resultado final dos classificados.

No aguardo, os candidatos não recebem notícias sobre o concurso há mais de um mês. “A gente liga para a Sesp e continuamos sem respostas, eles apenas dizem que é para continuar acompanhando pelo site. Na escola de polícia, dizem que estão prontos para receber os novos policiais, que só falta a Sesp agilizar o processo, mesma resposta dada pelo setor de recursos humanos do governo. Ficam nesse jogo de empurra-empurra”, reclamou Danilo. “Vão esperar chegar perto da eleição para governador para fazer a nomeação?”, questionou.

Sem previsão para que isso aconteça, a Sesp informou que ainda há algumas pendências e questões jurídicas para serem resolvidas antes que a nomeação seja encaminhada para apreciação do governador Roberto Requião (PMDB). Ainda segundo a Sesp, a partir da homologação, que ocorreu no início de julho, o governo estadual tem dois anos para convocar os aprovados, prazo que pode ser prorrogado por mais dois anos.

Vagas

Ao todo, são 542 vagas do concurso para a corporação, sendo 44 para delegados, 300 para investigadores, 70 para escrivães e 128 para papiloscopistas (peritos em identificação).