Washington esteve em Curitiba para fazer exames cardiológicos

O jogador Washington, ex-Atlético PR e atual atacante do Verdy Tokyo, está em ótimas condições de saúde e seu coração ainda deverá suportar muitos campeonatos futuros. A garantia é proveniente dos resultados dos exames realizados pelo jogador no Hospital Cardiológico Costantini, nesta quinta-feira (dia 15/12), em Curitiba.

Washington chegou ao hospital para o check up semestral no início da manhã. Ao final da tarde, seu cardiologista, Costantino Costantini, diretor do hospital, entregou os resultados positivos. ?Washington é um grande vencedor. Se ele seguir neste ritmo, terá uma vida esportiva longa e só depende dele garantir a qualidade de vida?, afirmou o médico. Para chegar a esses resultados, o jogador foi submetido a exames como teste ergométrico e ecostress ? procedimento que acelera o coração para verificar a capacidade do órgão. Em junho, Washington já havia realizado um cateterismo com filmagem e um ultra-som intracoronário. A única ressalva feita por Costantini foi para os cuidados do jogador com o controle da diabetes.

Washington, maior artilheiro da história do campeonato brasileiro, afirmou que yem seguindo as recomendações do médico, todas bastante rigorosas. Segundo ele, independentemente do time para o qual estiver jogando, vai manter o acompanhamento com Costantini. ?Mesmo após o encerramento da minha carreira profissional, vou continuar seguindo as orientações dele?, afirmou. Durante a coletiva de imprensa, Washington vestia a camiseta do Clube do Coração, usada pelo jogador durante todo o campeonato brasileiro de 2004. Mantido pelo Hospital Cardiológico Costantini, o Clube do Coração promove palestras gratuitas de conscientização, orientação e prevenção sobre o controle dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares.

A vitória pessoal de Washington veio após um tratamento de um ano e dois meses. O jogador passou por duas angioplastias, devido a uma obstrução grave na artéria do coração. O problema foi constatado quando ele estava no Fenerbahçe, da Turquia, em novembro de 2002. Ao chegar ao Atlético-PR, em 2003, Washington passou a ser atendido pelo cardiologista Costantino Roberto Costantini. Exames apontaram que a artéria do jogador estava novamente parcialmente obstruída por placas de gordura, já em níveis elevados. Diante disso, o jogador passou então pela segunda angioplastia, desta vez conduzida por Costantini em Curitiba, em julho de 2003. O cardiologista colocou em Washington dois stents recobertos com medicamentos, com o objetivo de impedir a reobstrução.

Liberado por Costantini para voltar a jogar em janeiro de 2004, Washington teve acompanhamento permanente. ?Nada o impede de jogar. Trata-se de um caso único na história mundial das competições de alto nível?, disse Costantini, na ocasião.

Futebol

Quanto ao seu futuro profissional, Washington confirmou propostas de vários clubes do Brasil e do Japão, mas garantiu que ainda não assinou nenhum contrato. ?Devo acertar meu futuro até o fim da próxima semana. Tive propostas do Palmeiras em setembro, mas não há nada certo?, revelou o atacante de 30 anos.

Mas Washington não deve permanecer em seu atual clube, o Verdy Tokyo. O time, treinado pelo também brasileiro Oswaldo Alvarez, o Vadão, não conseguiu bons resultados ? mesmo com Washington marcando 22 gols e conquistando a vice-artilharia ? e acabou rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Japonês.

O atacante deixou escapar ainda seu desejo de voltar a jogar no Atlético. ?Tenho muita vontade de retornar ao Atlético, um clube que tenho no meu coração. Mas vou esperar a conclusão da Arena para ouvir 40 mil pessoas torcendo pelo time?, disse, entusiasmado.

Voltar ao topo