Varas especializadas em lavagem de dinheiro

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, anunciou que nos dias 9 e 12 próximos serão instaladas as duas primeiras varas especializadas em lavagem de dinheiro no País. As cidades de Porto Alegre e Curitiba sairão à frente na investigação dessa modalidade de crimes.

Nilson Naves lembrou que essas varas são o resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão instituída no âmbito do Conselho da Justiça Federal e presidida pelo ministro Gilson Dipp. A Comissão que envolveu vários órgãos do governo traçou um diagnóstico sobre o crime de lavagem de dinheiro no País, criando mecanismos para o seu combate.

Durante audiência ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, Nilson Naves foi informado de que o projeto que cria 183 varas federais no âmbito da Justiça Federal será votado nos próximos dias pela Câmara dos Deputados. O ministro disse que recebeu a notícia com bastante entusiasmo, tendo em vista que a aprovação desse projeto possibilitará a criação de diversas varas especializadas em vários assuntos e a implantação de juizados especiais federais.

O projeto que cria as 183 varas federais no País está tramitando há mais de um ano no Congresso Nacional. As varas também oferecem a possibilidade de se tornar mais eficiente a execução das dívidas judiciais em favor da União. Nilson Naves reitera que a aprovação do projeto das varas federais representa a interiorização da Justiça Federal, e ao mesmo tempo oferta à população mais carente a possibilidade de recorrer à justiça.

Voltar ao topo