Vacinas contra rotavírus chegam aos postos de saúde em março

Brasília – O Ministério da Saúde comprou oito milhões de doses da vacina contra o rotavírus e incluiu a injeção no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com isso, será possível vacinar este ano cerca de 3,5 milhões de crianças de até seis meses.

A partir de março, a vacina estará à disposição da população nos postos de saúde da rede pública. O Instituto Butantã trabalha agora para produzir uma vacina nacional até 2007 e dispensar a compra do produto.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é responsável por cerca de 30% das diarréias graves em crianças de até cinco anos. Para o secretário de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a inclusão da vacina contra o rotavírus no calendário do PNI significa redução no número de internações hospitalares.

"Esperamos reduzir mais de 40% de todas as internações por diarréias e que cheguemos a evitar perto de mil mortes por diarréias no Brasil nesta faixa etária (até cinco anos)", disse Jarbas. O secretário lembrou que "mãos sujas, alimentos e objetos contaminados são as principais formas de se contrair o rotavírus."

Outra forma de prevenção é o aleitamento materno em crianças de até 6 meses, devido ao nível de anticorpos que fornece as crianças defesas contra vírus, bactérias ou protozoários causadores da diarréia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna