Vacinação anti-rábica atingiu mais de 40 mil animais em Foz

A vacinação contra a raiva canina em Foz do Iguaçu termina sábado, 4. Até agora, mais de 40 mil animais já foram vacinados. O trabalho teve início no último dia 23 de agosto e já percorreu as regiões da Vila C AKLP, Vila A, Três Lagoas e São Francisco. Atualmente os vacinadores trabalham no Porto Meira.

A previsão é concluir o trabalho na área central até o último dia da vacinação. As equipes estão percorrendo todas as ruas dos bairros e já encontraram mais de cinco mil casas fechadas.

Nessas residências os vacinadores deixam avisos para que as pessoas liguem para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que numa segunda etapa deve passar outra vez nos locais. As pessoas também podem levar os animais até o CCZ e vacinar gratuitamente. O telefone é 524 8848.

A meta da campanha é vacinar 62 mil animais entre cães e gatos, trabalho que está sendo realizado por  17 equipes. Segundo o veterinário do CCZ, Jairo Adams, as equipes vão sair sempre da Avenida República Argentina, da altura do Zoológico do Bosque Guarani. A orientação é que as pessoas recebam os vacinadores e imunizem seus animais, o que é gratuito e garante a saúde pública.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, para controlar a raiva é preciso vacinar 75% da população animal. Em Foz do Iguaçu, a estimativa é que existam 70 mil animais entre cães e gatos.

A orientação é que as pessoas colaborem com a campanha deixando vacinar e evitando que os animais permaneçam soltos pelas ruas. Os animais errantes precisam ser recolhidos pela carrocinha e levados para o CCZ.

Se não procurados pelos donos, são sacrificados, já que neste caso são considerados potenciais transmissores da raiva. A vacinação anti-rábica está sendo promovida pela Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, através do Departamento de Vigilância à Saúde.

Voltar ao topo