Uruguai promete a Lula que fica no Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu arrancar nesta segunda-feira (26) declarações públicas do governo de Tabaré Vázquez de que o Uruguai vai se manter no Mercosul, depois de uma reunião de trabalho na Estância Anchorena, em Colônia, à margem do rio da Prata. O ministro da Economia do Uruguai, Danilo Astori, disse que o País vai seguir aprofundando a possibilidade de um acordo bilateral com os Estados Unidos, mas dentro das normas do Mercosul, o que permite algumas concessões, mas não a ponto de levar os dois países a um Tratado de Livre Comércio.

Na reunião, o Brasil fez algumas concessões, como permitir que as negociações externas do blocos considerem a necessidade de o Uruguai ampliar seus mercados. Ao mesmo tempo, assinou acordos para facilitar investimentos brasileiros no Uruguai e construir uma ponte entre Rio Branco e Jaguarão, no Rio Grande do Sul.

As negociações com o Uruguai ocorrem a menos de duas semanas da visita do presidente dos Estados Unidos, George Bush, a Lula e a Tabaré. "Certamente o presidente Tabaré vai discutir os interesses do Uruguai em relação aos Estados Unidos e eu particularmente quero discutir os biocombustíveis com o presidente Bush", comentou Lula. "E a relação do Mercosul não impede que isso aconteça", sustentou o presidente brasileiro em breve declaração à imprensa, antes do almoço, pouco antes das 17 horas.

Voltar ao topo