UFPR aprova medida de inclusão social através de reserva de cotas

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou hoje, por 39 votos a três, a adoção de medidas de inclusão social através da reserva de cotas. Mas somente amanhã os conselheiros da UFPR vão discutir e definir os detalhes das cotas, estabelecendo critérios como porcentagem, regras específicas para a aprovação e medidas de acompanhamento dos estudantes que ingressarem sob este sistema.

A proposta da universidade – para ser implantada já no vestibular 2004 – estabelece 20% das vagas da instituição para pessoas negras ou descendentes e outros 20% para alunos que fizeram integralmente o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em escolas públicas. Pela proposta, a população indígena também teria vagas reservadas.

Hoje, enquanto integrantes do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPR conversavam a portas fechadas, no segundo andar da reitoria, participantes de movimentos negros organizados aguardavam no térreo. Alguns montaram barracas no pátio e passaram a madrugada em vigília (leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná).

Voltar ao topo