Trabalho de remoção de escombros em Recife é suspenso

Os trabalhos de remoção dos escombros do edifício Areia Branca, que desabou há oito dias, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, deixando quatro pessoas soterradas, foram suspensos temporariamente pelas equipes do Corpo de Bombeiros. O major Valdir Oliveira, assessor de comunicação social da corporação, explicou que a medida foi necessária porque o edifício vizinho, Solar da Piedade, desocupado no dia seguinte ao desmoronamento, corre risco de cair.

De acordo com os engenheiros contratados para monitorar o imóvel, a edificação precisa passar por obras de escoramento, já que sofreu abalos nas vigas que podem ter comprometido a estrutura. Os profissionais irão avaliar se será possível os moradores providenciarem a retirada dos móveis, eletrodomésticos, roupas e outros utensílios ainda hoje. Muitas famílias estão assustadas e não querem voltar a morar no Solar da Piedade.

A retirada dos entulhos está prevista para prosseguir por mais 12 dias. Depois, será feito um estudo do solo para verificar as causas da queda do Areia Branca. O coronel Luiz Gonzaga Dutra, diretor de operações do Corpo de Bombeiros, afirmou que o imóvel só voltará a ser habitado quando for apresentado à Comissão de Defesa Civil um laudo técnico, elaborado por uma empresa cadastrada, atestando a total segurança do prédio.

Voltar ao topo