Termina em Curitiba encontro de produtores de cachaça artesanal

Encerrado em Curitiba o 1.º Encontro Estadual de Produtores de Cachaça Artesanal, que reuniu durante dois dias 150 representantes do setor. A quantidade de participantes surpreendeu o gerente nacional do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça, Maria José Miranda.

O objetivo do programa criado em 1997 pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) é valorizar a imagem da cachaça como produto genuinamente nacional, além de capacitar o setor para competir no mercado internacional. O próprio presidente Fernando Henrique se engajou na campanha e assinou decreto estabelecendo a cachaça como bebida oficial em grandes eventos, frisou Maria José. Segundo dados da Abrabe, a cachaça é a primeira bebida destilada mais consumida no Brasil e a terceira no ranking mundial.

No ano passado, a produção da bebida foi de 1,3 bilhão de litros e representou um faturamento de US$ 600 milhões. Com 30 mil produtores em todo o país, o setor é responsável direta e indiretamente pelo emprego de 400 mil pessoas. Do volume produzido de cachaça, cerca de 11,1 milhão de litros foram exportados para Estados Unidos e Europa.

Voltar ao topo