Telefonia é líder de reclamações no Procon há 9 anos

No dia do Consumidor, a Fundação Procon-SP divulgou a lista das empresas mais reclamadas em 2006. O setor de telefonia, que lidera o ranking há nove anos, mereceu atenção especial no relatório também por conta da mudança nos planos para telefone fixo. No relatório anual divulgado hoje pelo Procon, a Telefônica lidera com 2.262 reclamações, que corresponde a um crescimento de 349% nas queixas em relação a 2005.

Para o Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, é fundamental munir o consumidor de informações. "O que mexe com o bolso das pessoas não pode passar despercebido", disse Marrey.

Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Roberto Augusto Pfeiffer, a alteração na forma de cobrança vai ter impacto na avaliação da telefonia em 2007. "Cobrar por minutos e detalhar a conta representa uma conquista histórica dos consumidores". Pfeiffer ponderou, no entanto, que se as operadoras não informarem o consumidor com clareza, o número de reclamações pode aumentar.

O Procon-SP defende uma divulgação mais ampla e didática do que a planejada pela Anatel. "Estamos extremamente insatisfeitos com o que é feito hoje pelas operadoras", afirmou o diretor da Fundação.

Para Pfeiffer, informar a população é responsabilidade das empresas. "O consumidor não cronometra as ligações e não tem a conta detalhada, enfim, desconhece o seu perfil", pontuou.

No entanto, o diretor alerta que os clientes devem planejar a mudança desde já solicitando detalhamento de dados da conta à sua operadora. "Informação prévia e concreta é tudo", alertou.

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