Taxa de uso da água deve gerar R$ 10,9 milhões

São Paulo – A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência de Água das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) entregam na sexta-feira (20) os primeiros boletos da cobrança pelo uso da água a representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da Sociedade de Saneamento e Abastecimento de Água de Campinas (Sanasa) e da Rhodia-Poliamida. De acordo com nota divulgada pela ANA, a Sabesp é a principal pagadora da taxa e a Rhodia, o maior usuário industrial.

A estimativa das agências é a de que a arrecadação em 2006 alcance R$ 10,9 milhões, dos quais, pelo cadastro atual, 55% correspondentes à taxa que deve ser paga pela Sabesp. Conforme a ANA, a participação estimada para a companhia pode mudar à medida em que novos usuários sejam inseridos no cadastro.

Em nota, as agências explicam que será cobrado o uso de rios de domínio da União (que banham mais de um Estado), como Atibaia, Camanducaia, Jaguari e Piracicaba. Os recursos arrecadados serão administrados pelo Consórcio PCJ, que, por meio de um contrato de gestão com a ANA, poderá aplicá-los em obras para recuperação das bacias. Os primeiros boletos serão entregues às 15 horas, na sede da Agência de Água PCJ, em Piracicaba (SP).

Voltar ao topo