Surfista é atacado por tubarão em Pernambuco e morre

O estudante Humberto Pessoa Batista, de 27 anos, morreu hoje depois de ser atacado na coxa esquerda por um tubarão quando surfava na Praia Del Chifre, em Olinda, em Pernambuco. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele integrava um grupo de outros 30 surfistas. Socorrido, Batista não conseguiu chegar vivo ao Hospital da Restauração, no Recife. A mordida atingiu a artéria femoral, causando intenso sangramento

Ele morava no município de Paulista e, de acordo com estimativa do Corpo de Bombeiros, deveria estar a 2,5 metros de profundidade a cerca de 15 metros da areia no momento do ataque. Foi o primeiro ataque – e morte – provocado por tubarão registrado oficialmente em Olinda. As praias do litoral Norte integravam a área de restrição ao esporte, mas foram liberadas neste ano, diante da ausência de ocorrências na área. A proibição ficou mantida na faixa litorânea do Porto de Suape ao Porto do Recife, onde, desde 1992, ocorreram 48 ataques de tubarão, com 17 mortes.

Os tubarões do tipo cabeça-chata e tigre são as espécies responsáveis pelos ataques. Estudo da Universidade Federal Rural de Pernambuco indica que a grande ocorrência de ataques de tubarão no litoral pernambucano têm como principal causa a construção do Porto de Suape, que modificou o ambiente e provocou maior tráfego de navios na área.

Esta foi a terceira ocorrência registrada neste ano. Em abril e maio, respectivamente, os caminhoneiros José Ivair Pereira, de 35 anos, e Rogério Antonio de Carvalho, de 33, foram atacados quando se banhavam nas praias de Piedade e Boa Viagem, no Grande Recife. Eles sobreviveram.

Voltar ao topo