STF acelera trabalho para concluir o ”Mapa do Poder Judiciário”

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, está acelerando os trabalhos para concluir o ?Mapa do Poder Judiciário?, documento que vai revelar dados sobre gastos e volume de processos de toda a justiça brasileira. Depois de se reunir com colegiados federais e estaduais, ele e a vice-presidente do STF, Ministra Ellen Gracie, foram nesta terça feira ao Tribunal Superior do Trabalho, onde se encontraram com 16 juízes classistas, liderados pelo presidente do TST, ministro Vantuil Abdala. O encontro procurou iniciar o debate sobre os Indicadores Estatísticos da Justiça do Trabalho.

“O sentido do encontro com os ministros do TST é demonstrar a necessidade de termos de levantar dois conjuntos, ou seja: o conjunto dos insumos que dispõe e o conjunto da litigiosidade da Justiça do Trabalho. Com esses conjuntos comparados com os indicadores que já dispomos, nós podemos fazer taxas de comparação relativas às justiças comuns estadual e federal?, diz o presidente do STF. Esta uma estratégia para tentar agilizar e facilitar os andamentos processuais no país.

Considerada mais ágil por natureza, a Justiça do Trabalho pode servir de exemplo para os demais segmentos judiciários porque tem regras processuais diferentes das regras da Justiça Comum. Segundo o ministro Nelson Jobim, também servirá como base de comparação para melhorar o funcionamento da Justiça Brasileira um levantamento de sistemas judiciais de outros países. Para isso, a ministra Ellen Gracie terá encontro nesta quarta-feira com representantes do Banco Mundial. ?Precisamos ter e fazer comparações internacionais porque o único jeito de sabermos se estamos bem ou mal e o mecanismo comparativo?, concluiu.

Depois do TST, o ministro Jobim deve ter encontros com os colegiados das justiças eleitoral e militar em data ainda a definir, para também defender a unificação das linguagens estatísticas como forma de garantir maior eficiência ao Poder Judiciário. Num prazo de quatro a seis meses o levantamento de todos os segmentos deverá estar concluído.

Voltar ao topo