Servidores do INSS querem negociar reposição de trabalho aos sábados

Brasília – A reunião nacional dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu renegociar um ponto do acordo estabelecido entre o grupo e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para o fim da greve no órgão: reposição do trabalho aos sábados. Os funcionários vão solicitar uma audiência com o ministro amanhã (17), para discutir esse item.

De acordo com um dos diretores da Federação Nacional dos Servidores em Previdência Social (Fenasps), Pedro Luiz, os servidores tentarão "demover a decisão do governo sobre a necessidade de repor os trabalhos durante três sábados consecutivos".

Outro tema que deverá ser abordado no possível encontro é a antecipação do pagamento dos salários. Em meados do mês passado, o governo determinou o corte de ponto e o não-pagamento dos salários para os grevistas. "Agora, que voltaremos a trabalhar, queremos que esse repasse ocorra ainda neste mês", salienta o diretor.

O acordo firmado entre os servidores do INSS e o ministro Luiz Marinho prevê o pagamento de R$ 140 milhões em gratificações a partir de 2006. O governo também aceitou repassar integralmente os salários cortados durante os dias parados. Em troca, os servidores deveriam repor o trabalho acumulado, com duas horas a mais no expediente normal, além de prestar atendimento aos segurados durante três sábados.

Voltar ao topo